Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

consultorio

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Demasiado óbvio que é uma burla da Internet?

Boa tarde.

Antes demais gostava de dar os parabéns pela vossa página ao qual eu sou um seguidor, os seus conteúdos esclarecem me em muitas coisas.

Recentemente coloquei um iPhone a venda, e recebi uma proposta de um senhor da Nigéria que no quer comprar, o valor e de 500€, como tal ele pediu me os dados para transferência do dinheiro ao qual eu se disse que só enviaria o telemóvel depois de o dinheiro entrar na conta, e ele disse que não haveria problema, o meu receio é em fornecer o meu Iban, tenho receio que depois apareçam contas ou levantamentos indevidos na mesma!

Será seguro eu dar única e exclusivamente o IBAN para ele me fazer a transferência?!

Cumprimentos

Vilas Boas

Resposta:

Vilas Boas,

Esse é precisamente o início de um processo de burla, relativamente comum em sites como o OLX, mas não só.

Os passos seguintes serão algo como um pedido de envio urgente, comprovativos falsos de transferências antes que o dinheiro chegue efetivamente à conta destino, necessidade de pagar outros valores para (supostamente) libertar um valor que terá ficado retido, entre outros.

Depois, tudo termina no banco Western Union que é regularmente utilizado em processos de fraude, simplesmente porque a transferência não pode ser cancelada ou revertida, e a identidade do destinatário não é verificada.

Além disso, os dados bancários como o IBAN + titular serão posteriormente utilizados em processos de fraude (como se fosse deles), o pode trazer alguns problemas, como ficarem sinalizados internacionalmente.

Muito cuidado!

[Respondido por Hugo Cura]


É uma novidade ou tenho problemas sérios no meu Windows 10?

Boa tarde

Estou preocupado com algo que não consigo deslindar e gostaria de saber se me podem ajudar: no Gestor de tarefas começou a aparecer, recentemente, na coluna “Estado” do separador “Processos” um símbolo, em forma de folha, a verde. Anexo imagem respetiva.

Não sei o que é, podem-me, por favor, explicar o que significa? Estará relacionado com vírus?

Agradeço

Com os melhores cumprimentos

Jorge Amador

Resposta:

Jorge,

O que vê no Gestor de Tarefas é uma das muitas novidades não anunciadas de uma das últimas atualizações do Windows 10.

Não é um vírus, malware ou outro qualquer problema, mas sim uma proteção do Windows para poupar recursos ao sistema.

A presença do símbolo significa que o Windows colocou a app em hibernação e que esta não estará a consumir demasiados recursos.

Uma vez que a app está em pausa, bastará clicar nela para que o Windows a coloque novamente ativa e a funcionar.

[Respondido por Pedro Simões]


Os Homtom são equipamentos de confiança e qualidade?

Boa noite,

Eu estou a precisar de um telemovel novo, e vi o vosso artigo do homtom, mais concretamente o s99, pelo qual fiquei bastante interessado.

Têm experiências reais com esta marca e com o seu desempenho no período de 1/2 anos? Parece-vos uma marca segura?

Agradecia imenso a vossa ajuda, um abraço!

Miguel Brites

Resposta:

Miguel,

Já nos passaram pelas mãos alguns smartphones Homtom e podemos dizer está estão ao nível de marcas como a Umidigi ou Vernee.

Sim, é uma compra segura. A Homtom tem melhorado a qualidade a cada novo modelo, mas tal como já sabemos acerca de marcas mais baratas, o suporte para novas versões é mais limitado. Existem sempre atualizações, mas geralmente não vão além de um período de 6 a 9 meses… mas pelo preço que praticam, mais não seria de esperar, verdade? 🙂

O Homtom S99 tem um excelente aspeto, com nuances do Mate 10 Pro, e já traz o Android Oreo, o que à partida é um excelente indicador positivo para este modelo. O desempenho ao longo do tempo não deverá ficar prejudicado.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo tornar o Windows 10 igual ao macOS?

Tenho um PC com Windows 10 e gostava de lhe dar a aparência do MAC OS.

Que programa sugerem?

Grato.

António Domingues

Resposta:

António,

Existem muitos temas disponibilizados online que permitem fazer o que pretende.

No link seguinte pode ver 4 exemplos:

Com uma pesquisa online pelas keywords “windows 10 mac os theme” obterá muitos outros resultados relevantes.

[Respondido por Hugo Cura]


Preciso de esclarecimentos e ajuda em sistemas de receção satélite?

Bom dia, será que podem esclarecer-me qual a diferença entre uma LNB QUAD e uma QUATTRO. Isto no que respeita a sistemas de parabólica / satélites.

Já agora fica a sugestão para dicas sobre o assunto e opções de melhores equipamentos para captação de sinal satélite, Penso que ainda temos muitos canais livres que podemos usufruir gratuitamente.

Obrigado

Manuel Batista

Resposta:

Manuel,

Um LNB Quad tem 4 ligações independentes, cada uma para um recetor, onde cada uma permite a gama completa de frequências (HL, VL, HH, VH).

Já o LNB Quattro, que também tem 4 ligações independentes, cada uma dessas ligações suporta apenas uma gama de frequências.

Sim, existem muitos canais livres, mas a verdade é que é uma tecnologia que está a entrar em desuso, principalmente devido às suas restrições de utilização.

Temos sugerido já algumas boxes com sintonizador satélite, mas notamos que essa oferta também está a reduzir:

[Respondido por Hugo Cura]


Qual destas 3 propostas é a mais lógica de ser comprada?

Olá Pplware,
Podem me ajudar a escolher entre um destes smartphones?

O Mi A1 penso ser o menos apelativo. O Mi note 2 parece ter as melhores características no geral daí ser o mais caro, mas o redmi note 5 parece estar em relação qualidade/preço muito bom.

A minha dúvida é se na câmara fotográfica há assim tanta diferença… a nível de processador o redmi é suficiente e um fator positivo é poder estender a memória com cartão SD.

A minha dúvida está essencialmente na câmara. Já fizeram testes em ambos?

Obrigado

João Oliveira

Resposta:

João,

Sim, analisámos esses 3 smartphones:

O Mi Note 2 é já um smartphone antigo, e embora seja um topo de gama da sua época (outubro/2016), o facto de ele estar agora a ser vendido a um preço muito em conta é um indicador de que não teve sucesso e que o stock não escoou. Na verdade tinha um preço alto demais na altura, superior a 500€, quando não oferecia nada que outros já não tivessem. O ecrã curvo estava longe do que oferecia a Samsung e não trazia qualquer funcionalidade associada a isso. A câmara também nunca impressionou.

O Mi A1 é também um smartphone com design desatualizado e com a câmara visivelmente inferior ao Redmi Note 5. A menos que tenha grande preferência pela interface pura do Android, ou que não tenha paciência para esperar pelo Mi A2, o Redmi Note 5 parece-me a escolha acertada nesta altura. O Note 3 apenas lhe ganha no desempenho “puro e duro”, mas de resto o Redmi Note 5 está é um smartphone equilibrado a todos os níveis.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version