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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

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Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O que fazer com este PC antigo?

Olá Pplware,

Tenho uns computadores antigos dos anos 90 que gostaria de renovar por um computador novo.

Acontece que ainda queria aproveitar estas relíquias para fazer algum dinheiro que ajude a comprar o novo. Sei que estão mais que desactualizados mas tenho esperança que valham alguma coisa, nem que seja pelo material.

Sabem de alguma empresa que compre estes produtos antigos?

Obrigado,

Luís Pinto

Resposta:

Luís,

O mais provável é que a venda dessa máquina não lhe renda absolutamente nada e que ainda lhe venha a dar trabalho, jogado fora, para que fique em condições de ser avaliada.

Existem muitas coisas que pode fazer com uma máquina dessa idade, que acabam por ser bastante úteis e que na verdade muitas vezes nem nos lembramos.

Para além de ser, provavelmente, uma máquina ainda útil para iniciação à informática, para uma criança, existe ainda serviços que pode correr sem qualquer problema nela.

Deixamos por isso dois artigos onde pode encontrar utilidades para esse computador mais antigo.

A primeira alternativa é colocar uma versão de Linux e dar-lhe uma nova vida, para aprendizagem e ensino:

A segunda alternativa foca-se nos serviços Linux que pode colocar nessa máquina e que lhe  vão ser úteis dentro de uma rede:

[Respondido por Pedro Simões]


O meu smartwatch perdeu a ligação. Como a recupero?

Desculpem incomodar

Comprei um relógio Amazfit BIP. Depois de o ter usado durante um mês, deixou de ligar ao iphone. No entanto já tentei emparelhar com um Samsung e não o deteta.

Como posso fazer para o emparelhar ? O Bluetooth no relógio está sempre ligado?

Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda.

Cumprimentos

Jose Luis Santos

Resposta:

José,

À parte do emparelhamento com o smartphone via bluetooth, o smartwatch tem de estar associado à sua conta. No entanto, mesmo que esteja já associado, existe a possibilidade de não conseguir desencadear o emparelhamento, mas há uma solução simples para isso.

Para garantir que tudo é feito corretamente, deve recomeçar todo o processo. Primeiro, deve certificar-se que o Amazfit Bip não está emparelhado com o smartphone, e depois, com o login feito na app Amazfit Watch, em Profile > My Watch > Amazfit Bip > More deve premir em Unpair.

Depois disso, deve fazer um restauro das definições de fábrica ao smartwatch e, assim que o smartwatch é reiniciado, surge o código QR no ecrã para que o emparelhamento possa ser feito novamente. O processo depois decorre normalmente, acompanhado pela aplicação.

Ao fazer este procedimento, note que irá perder a monitorização ainda não sincronizada com a sua conta Amazfit e as preferências básicas do smartwatch.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde estão escondidos os filtros na EMUI 5.0?

Boa noite,

Sou leitora do vosso site. Recentemente comprei um um Huawei P10. Quando à poucos dias estava a visualizar um vídeo do Pplware acerca da EMUI 5.1 e uma sra. Falava sobre este mesmo modelo. Mas estou farta de dar voltas e voltas e na câmara, não consigo perceber onde encontro os filtros…

Agradeço ajuda por favor.

Obrigada.

Andreia Faustino.

Resposta:

Andreia,

Os filtros falados nesse vídeo estão acessíveis e bem disponíveis. A única questão, e provavelmente a causa de não os encontrar, é que não estão no módulo de fotografia.

Estes estão acessíveis apenas após a captura da fotografia. Só tem de carregar na imagem, no canto inferior esquerdo para lhe aceder.

Uma vez na fotografia que quer alterar, só tem de escolher “editar” e aí dentro procurar por filtros.

Tem uma lista alargada de filtros, que poderá aplicar às suas fotografias. Para além disso pode ainda definir o grau do filtro que quer aplicar.

Leia este nosso artigo abaixo e vai encontrar também esta mesma explicação.

[Respondido por Pedro Simões]


Tenho mesmo de pagar IVA numa compra fora de Portugal?

Olá desde mais vocês fazem um trabalho fantástico trazendo respostas para as nossas dúvidas e artigos interessantes sobre as novas tecnologias e dicas uteis para o dia a dia.

A minha duvida é o seguinte:

Eu comprei um telemóvel de 325€ através do site da fnac mas no marketplace em que o vendedor é espanhol mas tem um armazém em Hong Kong donde envia as encomendas.

O que é certo é que a minha encomenda foi parar à alfândega e é quase certo que vou pagar alguma taxa mas o IVA vou ter que o pagar? Todos os produtos que estão no marketplace da fnac à venda já têm o IVA incluído e se tiver que pagar não é dupla tributação?

E já agora como se calcula as taxas de alfândega?

Obrigado

António Maio

Resposta:

António,

A resposta à sua questão está dentro do site da FNAC, se bem que numa zona pouco visível e que requer alguma navegação para se encontrada.

De qualquer modo, no ponto 11 da Ajuda referente às compras no Marketplace a resposta está disponível e é bem clara:

“Quando efectuo uma compra a um vendedor fora de Portugal, os preços apresentados já reflectem o IVA?

Todos os preços apresentados no site são o preço final do artigo. Como existem vendedores de vários países os preços poderão ou não conter uma taxa de IVA que varia consoante o país onde está sediada a empresa a que faz a compra. A FNAC garante que não será cobrado nenhum valor para além do que é apresentado no site. Qualquer questão relacionada com o IVA deverá ser colocada directamente ao vendedor antes de efectuar a encomenda.”

Assim, deverá consultar na página do produto se o IVA está efetivamente já no preço ou não. No caso de dúvida, e como referido na resposta da FNAC, deverá consultar o vendedor para saber se o IVA está já presente ou não.

Quanto ao cálculo das taxas, este ponto é bem mais pacífico. Recomendamos que leia o nosso artigo abaixo, onde obterá a fórmula para o seu cálculo:

[Respondido por Pedro Simões]


Estas licenças de software são mesmo legais para serem usadas?

Bom dia

Sou um seguidor atento do vosso site e reparei que no mesmo por várias vezes publicam noticias e têm publicidade sobre sites revendedores de software, nomeadamente da Microsoft, com preços muito atrativos.

É o caso deste artigo:

A minha questão é se as licenças vendidas por estes sites são genuinas e não piratas e portanto se tiver as mesmas no meu computador estou em cumprimento com a lei e com o regulamento da Microsoft?

Agradeço o vosso tempo. Na realidade os preços são convidativos mas queria uma maior garantia que não corresponde a uma burla antes de proceder a uma aquisição.

Att

Antonio

Resposta:

António,

Sim, naturalmente que as licenças são genuínas, onde as licenças são ativadas corretamente e sem problemas.

Para o caso de querer utilizar este tipo de licenças no meio empresarial, a legalidade disso já é questionável, pois (tanto quanto consegui apurar) é obrigado a ter comprovativo oficial de transação para aquisição dessas licenças. O site em questão tem uma base de trabalho noutro país com um sistema contabilístico e fiscal bem diferente dos nossos módulos europeus.

Não representamos de todo os sites em questão mas já lhes colocamos várias vezes essa mesma pergunta em cima da mesa e a resposta é sempre a mesma: não passam fatura porque, segundo ele, o sistema fiscal chinês não obriga a tal.

No entanto, reforço, para o consumo doméstico é completamente legítimo e é sem dúvida um preço muito convidativo.

[Respondido por Hugo Cura]


O que vai acontecer quando a RGPD entrar em vigor?

Boa tarde!

Uma questão que penso ser de fulcral interesse um pouco de todos nós. A actualização da Política de Privacidade no Facebook, Google etc vai fazer o quê concretamente se não a quisermos rever?

Cortam-nos o acesso ao Facebook por exemplo? Fica bloqueado? Deixamos de poder pesquisar no Google? E se aceitarmos?

É verdade que os servidores destas empresas passaram para os EUA e ficarão fora da abrangência da política de protecção de dados da União Europeia?

É algo que me preocupa e acho que acaba por serem questões perfeitamente enquadradas no vosso Consultório dos Sábados.

Obrigado pela atenção.

Marco Leal

Resposta:

Marco,

A nova política de privacidade procura essencialmente proteger o utilizador e a obrigar os serviços a respeitá-lo.

A revisão das permissões que tem estado a ser pedida nos últimos dias por alguns serviços pretende deixar mais claro tudo aquilo que envolve a utilização desse serviço onde, na esmagadora maioria, o simples facto de continuar a utilizar significa que aceitou essas condições.

Não irá ficar com “acesso cortado ao Facebook” nem vai deixar de poder fazer pesquisas. Na verdade, o assunto parece estar a gerar muito mais confusão do que devia, e como prova disso o Miguel Gonçalves, CEO do serviço E-goi, redigiu um artigo muito completo onde explica claramente muitos destes pormenores. Recomendo vivamente que lhe dê uma leitura:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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