Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como consigo ligar o meu iPad à nova smartTV?
Boas pessoal do Pplware,
Recentemente adquiri uma Android TV Sony Bravia 4K e gostava de conectar o meu iPad com iOS 11 à TV, assim como é possível fazer com uma Apple TV. Existe alguma maneira de o fazer?
Obrigado,
Simão Pinheiro
Resposta:
Simão,
Caso tenha uma box Apple TV, o ideal é utilizá-la para mostrar o iPad na TV, já que é garantida a máxima compatibilidade.
Não tendo Apple TV, então será possível ligar por Wi-Fi Direct mas, ainda assim, será necessário utilizar uma aplicação de terceiros para o fazer.
Primeiro, para configurar a ligação Wi-Fi Direct, é necessário:
- Ativar o Wi-Fi Direct nas definições de rede da TV, num caminho semelhante a Settings > Network > Network & Accessories > Advanced settings > Built-in > On.
- No iPad, basta ligar o Wi-Fi e procurar por redes disponíveis, onde deve ser procurada a rede da TV.
Depois, basta utilizar uma destas apps:
Atualização: À parte disto tudo, tal como sugerido nos comentários, é claro que um adaptador HDMI para o iPad também é uma solução a equacionar... É verdade que é menos prático mas terá a máxima qualidade, sem problemas de desempenho. [Respondido por Hugo Cura]
Devo ou não mandar o meu smartphone para reparar?
Bom dia,
Desde já, muito obrigada pelo vosso trabalho, os vossos posts e dicas são sempre muito úteis! 🙂
Passo à minha questão: O smartphone (Umidigi Z Pro) que comprei no final de janeiro à Gearbest "morreu" e não há forma de voltar a ligar. Julgo que o problema será da bateria, mas não tenho certeza, pois a bateria não é facilmente removível. Para confirmar seria necessário abrir o telemóvel e perder a garantia.
Contactei a Gearbest e ofereceram-me 2 opções:
- enviá-lo para Espanha (Alicante) para reparação, suportando os custos do envio;
- receber 20USD em "wallet" e pontos extra para gastar na Gearbest (o custo do smartphone foi de ~150€);
Sendo a 2ª opção ridícula, vou optar pela 1ª. No entanto, pelo que andei a ler (posts de 2016) os telemóveis enviados para garantia (no geral, para a China) acabam por "desaparecer" e nunca chegar ao destino para reparação, não sendo, posteriormente, oferecida uma solução adequada aos compradores lesados. Desta forma, gostaria de saber se:
- Têm conhecimento se o mesmo acontece com itens enviados para reparação em Espanha?
- Conhecem os prazos médios de reparação?
- Existe algum prazo estabelecido legalmente que a Gearbest deverá cumprir para proceder à reparação (tendo o smartphone sido comprado a uma empresa chinesa admito que não)?
Muito obrigada!
Cumprimentos,
Susana Pinto
Resposta:
Susana,
Desde meados de 2017 que a Gearbest melhorou substancialmente o serviço de suporte e pós-venda para Portugal e Espanha, com um centro de reparação em Alicante.
Respondendo à questão, tanto quanto sabemos não têm havido problemas com o serviço de reparação em Espanha. Não conhecemos o prazo médio de reparação nem é conhecido, pelo menos publicamente, o tempo máximo de reparação de um produto, mas admitimos que será num período razoável.
Na minha opinião, deve tratar do processo de reparação o quanto antes, sem receios.
[Respondido por Hugo Cura]
Como recupero as atualizações no meu Windows 10?
Bom dia.
Tenho um portátil Toshiba e tenho instalado o Windows 10. Quando o comprei tinha o W7 ou W8, de origem, e fiz a atualização
gratuita para o 10, via site da Microsoft, quando foi disponibilizada.
Agora, desde Outubro do ano passado, que não consigo atualizar o Windows, via Windows Update. Está pendente a Fall Creators Update.
Já tentei, desde essa altura, dezenas de vezes, o WU transfere a atualização, mas não a instala; dá sempre erro, cada vez um erro diferente.
Já tentei a resolução de problemas do WU, mas também não resolveu. Já executei vários comandos no Windows powershell, como administrador, com sugestões que vi em foruns da Microsoft, e outros, mas também não resolveu.
Podem dar-me sugestões?
Obrigado.
Resposta:
Paulo,
O que recomendo que faça é reposição do Windows a partir da instalação da versão mais recente, mas sem apagar os dados existentes, na esperança de que o problema seja resolvido.
Caso não resolva, deve repor o sistema utilizando a opção de fazer uma instalação limpa, isto é, não estou a sugerir apagar todo o disco e colocar o Windows de novo; estou a sugerir utilizar a ferramenta de instalação do Windows para fazer uma instalação limpa.
Sugiro este método porque, dependendo do PC e da forma como está o conteúdo está colocar no disco, poderão depois haver problemas em utilizar a licença desse PC.
Também comprei um computador com Windows 8.0 onde lhe fiz todas as atualizações, incluindo o Fall Creators Update que foi bem sucedida, mas já estava com problemas de estabilidade e tinha alguns updates com falhas. Uma instalação limpa resolveu, apenas tem o transtorno de ter de instalar tudo novamente.
[Respondido por Hugo Cura]
Que antivírus devo usar no meu Windows 10?
Boa tarde,
Antes de mais pretendo agradecer-vos por todo o excelente trabalho que têm executado ao longo de todos estes anos, faz-nos não perder cada artigo que escrevem.
Tenho um PC com Windows 10, e gostaria de saber qual o melhor antivírus grátis a instalar. Apesar de o utilizador ter um grande peso neste sentido, uma boa camada de proteção instalada ajuda sempre. Além da proteção fornecida, gostaria de ter um antivírus que fosse leve, uma vez que o meu PC não é topo de gama.
Obrigado desde já,
Rúben Garrido
Resposta:
Rúben,
Sim, de facto o utilizador é quem tem o maior peso no que diz respeito a virus, malware, adware, ransomware e afins.
Pessoalmente, não recomendo nada além do Windows Defender. É leve, atualizado com regularidade e assegura os casos mais comuns.
A par com isso, esporadicamente, corro o ADWCleaner (gratuito e sem necessidade de instalar) e em situações mais dramáticas, como alguns problemas que já tive no Google Chrome, o Malwarebytes faz um excelente trabalho, mesmo no Trial.
[Respondido por Hugo Cura]
Tenho várias questões sobre jogos, ajudem-me?
Boa tarde,
Venho por este meio colocar duas questões no qual não obtenho grandes certezas quanto á pesquisa que tenho feito e visto em vários sites e fóruns pela net.
Quanto á primeira questão a dúvida é relativa á playstation. Constou-me que numa futura actualização a playstation iria permitir mudança de nickname na conta playstation network. Gostaria fazer isso e de saber se isso irá abranger a playstation 3, como fazê-lo e para quando.
Caso não seja possível poderei mudar o email registado atualmente nessa conta para outro que tenha mais e depois voltar a criar uma nova conta com o email que estava anteriormente registado e assim poder registar tudo nas devidas condições e ser conta principal visto que anteriormente foi tudo meio á pressa e desconhecia que não podia trocar certas opções e depois remover conta antiga que não use na playstation.
Quanto á segunda dúvida é basicamente sobre um website. Falaram-me sobre um site de jogos digitais que vende jogos digitais a preços bastante acessíveis tanto para as plataformas steam, origin e uplay só que surgiu-me a dúvida se é fiável visto serem os preços e promoções relativamente baratos em relação a outros que já visitei que faz desconfiar um pouco a fiabilidade do site e se for fiável se dá para pagar possíveis compras pelo método via paysafecard.
O site em questão é: https://www.hrkgame.com
Agradeço desde já o tempo despendido e sem mais nada a acrescentar desejo os melhores cumprimentos e continuação do excelente trabalho que têm feito ao longo dos anos. 😊
João Ferreira
Resposta:
João,
Quanto à primeira questão, não há qualquer informação ainda disponível por parte da Sony. De qualquer das formas, a conta PSN não está directamente ligada à consola, por isso, futuramente, deverá ser possível alterar na página web. Posteriormente essa alteração será refletida em qualquer consola onde a conta seja utilizada (PS3, PS Vita, PS4).
Em relação à segunda questão, esse site é um revendedor de chaves como o 0N9 ou o scdkey, e embora o nível de confiança possa não ser tão elevado quanto um local como a Amazon, por exemplo, de acordo com o feedback que temos todos são legítimos e funcionam sem problemas.
[Respondido por Hugo Cura]
Podem explicar como configuro a TouchBar do MacBook Pro?
Caro Pplware,
Comprei recentemente um novo MacBook Pro, daqueles da barra em cima, e estou plenamente satisfeito. Parte da culpa desta compra foi vossa, por reparar que são é essa a máquina que usam e que tantos guias fazem.
A minha pergunta é simples e provavelmente até já a responderam antes, mas de qualquer modo aqui vai.
Tenho tentado encontrar a forma de configurar os botões da touchbar, para os colocar na ordem que quero e facilitar a minha utilização.
É possível fazer? Se sim, é simples e rápido? A minha experiência é reduzida e queria uma forma simples de o fazer, principalmente sem estragar nada.
Agradeço a vossa atenção e continuem o excelente trabalho que têm vindo a realizar todos os dias.
Obrigado,
Tiago Saramago
Resposta:
Olá Tiago,
Antes de mais os parabéns pela compra dessa máquina. É a que uso no dia a dia e estou plenamente satisfeito, apesar de não ser 100% perfeita.
O que pede na verdade é possível, mas tem 2 formas de ser feito e em 2 contextos diferentes, mas ambas simples de realizar.
A primeira é a configuração dos botões que tem na utilização normal. Estes são reordenáveis de forma simples e sem qualquer limitação.
Na segunda temos a configuração dos botões que tem disponíveis dentro das aplicações. Aqui está dependente do que cada criador disponibilizar, mas é também simples.
Toda esta "confusão" está resumida num artigo que lançámos e que recomendamos que leia:
Ai dentro vai ter toda a informação detalhada de como configurar a touchbar, quer seja no modo genérico quer dentro das aplicações.
Explore bem todas as possibilidades e vai ver que a touchbar se torna essencial e de rápida utilização.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Alguém se esqueceu de dizer que o iPad também pode ser ligado por cabo, com o adaptador DHMI.
Sim, de facto, mas não foi sugerido por não ser uma verdadeira funcionalidade “smart” e ser pouco prático… Mas é certo que funciona.
Vou atualizar a resposta. Obrigado.
É só para dar os meus enormes parabéns pelos 13 anos de tanta vida e ajudas que nos vão dando. E o meu obrigado!
Nota: continuam as dificuldades em aceder à página através do iPAD.
José
Boa tarde José. Podes conformar, sff, se atualmente ainda encontras essas dificuldades?
Procedemos a mais alguns ajustes para tentar debelar esses bugs. Obrigado pelo feedback.
Boa noite Vítor.
De facto ainda continuam as dificuldades. Dias há em que a página abre só a parte superior de primeira notícia (neste momento está assim!) e noutros parece tudo estar a funcionar bem para, por vezes, a página bloquear. No entanto, desde que estes problemas surgiram e consigo abrir a página, não consigo expandir os v/ vídeos para ecrã inteiro (diz que o “meu” navegador não suporta tal função!).
Para que não haja dúvidas, em todos os outros sítios tudo funciona normalmente.
Cumprimentos, José
Bom dia. Vamos corrigir também essa situação. Obrigado José pelo Feedback.
É bem bonito.
Muito obrigada!
Afinal não vou ter necessidade de enviar o telemóvel para a Gearbest para reparação, dado que ele voltou a funcionar (depois de passar 48h a carregar e depois de o tentar conectar mais uma vez ao meu PC). Portanto, o problema era da bateria. Para já encontra-se a funcionar corretamente! 🙂