Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Que serviço Cloud devo escolher quando o Dropbox não serve?

 

Boas pessoal da pplware.

Gostaria de saber de algum aplicativo cloud para smartphone em que, de para aceder também através de computador para poder gerir os meus conteúdos, tipo Dropbox.

Posso já retirar o exemplo da Dropbox pois preciso de algum aplicativo que me dê mais espaço de armazenamento. Neste momento tenho Dropbox de 5G mas não me dá para o que quero.

Obrigado

Ricardo

Resposta:

Ricardo,

Existe um serviço cloud simples de usar, com clientes para a quase totalidade dos sistemas operativos, com uma excelente velocidade, garantia da mais apertada segurança e que, ainda por cima é Português!

Falamos do já tantas vezes falado Meo Cloud. Este serviço do Meo está disponível para todos e oferece a cada conta 16GB de espaço, de forma gratuita.

Tem a particularidade de poder dobrar  o espaço de armazenamento por apenas 33 euros anuais ou, e isto é uma novidade, 3,5 euros por 30 dias. Esta novidade permite que compre espaço por apenas 30 dias.

Aceda à página do serviço, crie a sua conta e de imediato fica pronto a poder usar a Meo Cloud.

Explore a Meo Cloud e vai descobrir muitas mais funcionalidades interessantes e que não encontra noutros serviços.

[Respondido por Pedro Simões]


Duas questões, uma web e a outra do Windows 10?

 

Bom dia,

Gostava de encontrar uma solução.

1. Gostaria de colar o meu username (NISS) e password no site da https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/. Porque razão não deixa colar?

2. Sempre que abro um ficheiro pdf com o foxit o Windows 10 apresenta a mensagem irritante do Controlo de Conta do Utilizador “Pretende que esta aplicação faça alterações ao seu PC”?

Obrigado,

Óscar Bernardes

Resposta:

Oscar,

Respondendo por partes às suas questões, que são bem diferentes.

Em primeiro lugar, e em reação ao site da segurança social, a limitação que encontrou é definida por quem criou o site e que impede que seja colado o valor do username.

Com um pouco de curiosidade é possível encontrar uma solução. Experimente chamar o menu de contexto (clique no botão direito do rato) nesse campo e escolha a opção Colar. Verá que funciona.

Quando ao campo da password não tive qualquer problema em fazer o colar com o teclado. Note que usei o Chrome.

Em relação ao Foxit o que recomendamos é que remova a aplicação e que a volte a instalar, de preferencia com uma conta com permissões de administrador. Pode ter acontecido um qualquer problema ou alteração quando fez a actualização para o Windows 10 e que esteja a afectar o Foxit.

[Respondido por Pedro Simões]


Um problema com a bateria da câmara xiaomi yi!

 

Bom dia Pplware,

Vim falar convosco porque comprei uma xiaomi yi camera e acontece que comprei mais uma bateria extra, por a bateria nao ser muito doradoura e tenho sempre o mesmo erro:

sempre que mudo a bateria, os videos que faço a seguir nunca funcionam… aparece o ficheiro a indicar que tenho la o video com a dimensão X ou Y mas depois nao os consigo abrir no PC.

Sabem o porquê?

Obrigado e bom fim de semana,

Danilo Ismael

Resposta:

Danilo,

Esse é um problema estranho e que não foi revelado durante o tempo em que testámos essa câmara.

Do que entendo o primeiro vídeo que filma imediatamente a seguir a trocar a bateria não é guardado, apesar do ficheiro ser criado.

Esse problema não existe registado nos locais mais comuns da Internet pelo que nos parece ser um problema ainda não registado.

O que aconselhamos é que se registe nos fóruns da Xiaomi e que procure ai encontrar ajuda. Esta é uma comunidade muito activa e que lhe dará de certeza uma resposta.

Uma segunda medida simples que pode e deve realizar é a actualização do firmware da sua câmara.

[Respondido por Pedro Simões]


Um utilizador do Windows 10 sem permissões básicas!

 

olá

reinstalei o windows 10 e fiquei com um problema no iniciar. quando carrego com o rato do lado direito em cima do iniciar aparece…..programas e funcionalidades, mobility center…opções de energia… etc… e não tenho acesso a nenhuma destas funções. Nem as definições.

obg.

Joaquim Ferreira

Resposta:

Joaquim,

Essa não é uma situação normal mas que pode ter uma razão lógica. O utilizador que está a usar tem permissões para aceder a essas zonas do Windows.

Um teste que pode fazer é dar, temporáriamente, permissões de administrador ao seu utilizador e ver se o problema se mantêm.

Caso o problema se mantenha deve criar um novo utilizador e ver se o problema se mantem.

Caso assim seja tem um problema no Windows e deve reinstalar a máquina. Caso não surja o problema está no seu utilizador e recomendamos que o volte a criar.

[Respondido por Pedro Simões]


Como activar a saída por HDMI no Windows 10?

 

Boa tarde,

Costumo ligar o meu pc à televisão através de um cabo HDMI para ver séries. Contudo, desde que tenho o Windows 10 este processo tornou-se mais complicado.

Com o Windows 8 bastava deslizar o rato para o canto inferior direito e surgiam as opções de projectar num segundo ecrã. Agora, a única forma que encontrei para alternar entre ecrãs foi pesquisar “segundo ecrã” e só aí surgem as tais opções. Haverá outra forma mais rápida para o aparecimento de tais opções?

Cumprimentos,

Ana Amaro

Resposta:

Ana,

Sim, existe uma forma muito mais rápida para o fazer, válida desde há várias versões do Windows.

Basta premir a tecla Win + P que surge automaticamente a barra de selecção de ecrãs. Basta manter a tecla Win premida e ir premindo na tecla P para alternar entre as opções válidas. Depois de seleccionada a opção escolhida, basta largar as teclas.

[Respondido por Hugo Cura]


É a GearBest um site de compras online de confiança?

 

Olá,

Têm informações para dizer se este site é confiável: http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_229218.html ?

O artigo vem pela China Warehouse.

Rodrigo Bernardino

Resposta:

Rodrigo,

Sim, trabalhamos de perto com a GearBest (exemplo aqui) e é um site de confiança, no entanto recomendo algum cuidado com as compras com proveniência fora da União Europeia.

No caso de a compra ser de valor superior a cerca de 35€, tal como está explicado aqui, então vai ficar sujeito ao pagamento de taxas que podem ir de 30% a 50% do valor pago, dependendo da transportadora.

Para comprar com maior segurança, deve utilizar a lista de produtos com stock no armazém europeu, a partir deste link. Aparentemente não está disponível o smartphone que quer e poderá ter que aguardar algum tempo até que isso aconteça.

Alternativamente, a HonorBuy tem esse smartphone disponível, por um preço ligeiramente superior, aqui. Esta é também uma loja da nossa confiança e pode comprar com toda a segurança. Garanta apenas que o produto tem a etiqueta verde com o texto “Support Shipping From EU Warehouse”.

[Respondido por Hugo Cura]


Comprar o OnePlus 2 fora da casa mãe é seguro?

 

Caríssimos(as),

Sou um leitor habitual e tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecessem, sff.

A honorbuy tem o OP2 á venda no site mas, não informa que se trata da versão chinesa e também a própria One Plus, nas especificações do equipamento, omite as frequências das bandas.

É lamentavel este tipo de procedimento mas é uma realidade.

Só depois de se estar atento e pesquisar nos foruns da OP e no Ask a Question da honorbuy, é que percebemos (mais ou menos) as diferenças, mas entretanto, pode já ser tarde demais.

Podem comentar sff e informar-me quais as diferenças técnicas e como se pode verificar isso num equipamento?

Melhores cumprimentos

Pedro Peralta

Resposta:

Pedro,

Actualmente temos o OnePlus 2 em testes, proveniente da HonorBuy, depois de ter feito o unboxing (onde já está alguma informação para lhe responder). Toda a informação listada abaixo foi testada e comprovada:

O OnePlus 2  nestas condições funciona perfeitamente e, a olho nu, não é notória qualquer diferença. Note que o OnePlus 2 chinês vem originalmente com outro sistema operativo, o Hydrogen, bastante diferente e sem os serviços Google. Recomendamos apenas algum cuidado com o local de compra.

[Respondido por Hugo Cura]


Como mudar o disco no Windows 10 sem afectar a licença?

Boa noite,

Estou a considerar a aquisição de um SSD para o meu portátil, em particular de um Samsung Evo 850, e fiquei com algumas dúvidas acerca da licença do Windows 10 (fiz upgrade do 8.1).

Após uma excursão pela nossa adorada Internet, li relatos variados e quase contraditórios!

Portanto, a minha dúvida é esta: se eu colocar o SSD e mudar o HDD para uma caddy, isso será considerado alteração de hardware para efeitos de ativação do Windows 10?

Em caso afirmativo, que opções tenho eu para manter a ativação do Windows 10 (antes de ter de recorrer ao apoio telefónico)?

Agradecendo desde já a vossa atenção,

Cumprimentos,

Igor Nunes.

Resposta:

Igor,

A licença do Windows 10 é construída com base num conjunto alargado de IDs do hardwre da sua máquina.

A Microsoft ainda não disponibilizou a lista de hardware que é tido em conta na geração dessa licença, o que impede de lhe dar uma resposta 100% certa.

Do que sabemos o disco não deverá fazer parte dos componentes em que se baseia a licença, razão pela qual poderá trocar o disco sem problemas.

Mas caso surjam problemas com a licença não tem de se preocupar. O Windows continuará a trabalhar sem qualquer problema até que resolva a questão da troca do disco.

Se lhe aparecer o problema deve alterar esse numero e ter assim uma licença válida. Para isso deve contactar a Microsoft e pedir que alterem a licença, alegando que teve de troca o disco da sua máquina.

Quanto ao processo de migração dos seu dados, e para que essa alteração ocorra da melhor forma, o recomendável é utilizar a ferramenta de recuperação do computador com o objectivo de fazer do novo disco um disco fielmente igual ao original (no momento que vem de fábrica), a nível de conteúdo e particionamento.

Atenção, a ferramenta de recuperação que refiro não é a recuperação do Windows (que restaura o sistema) mas sim a recuperação do fabricante, recorrendo a uma partição escondida que contém todo o sistema operativo intacto.

Dependendo do fabricante do PC, pode haver uma forma de aceder à ferramenta de recuperação a partir de uma tecla de atalho no boot ou a partir de uma aplicação no Windows. No momento desta alteração é necessário que esteja o novo disco na caddy para que a recuperação de todo o sistema possa ser feita para esse novo disco. Depois de concluído, basta trocar os discos e iniciar com o sistema limpo no novo disco.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version