Pplware

Maior instalação de captura de CO2 poderá estar operacional até 2026

Como já não é novidade, o dióxido de carbono (CO2) é um dos grandes inimigos que enfrentamos, atualmente. Por essa razão e por querer ser uma potência mundial em energias renováveis, o Reino Unido está a lançar uma panóplia de projetos de captura de CO2.

Assim, a Escócia poderá ser a casa da maior fábrica da Europa, até 2026.


O Reino Unido pretende capturar 500.000 a um milhão de toneladas de CO2, por ano. Para isso, será construída, na Escócia, até 2026, a maior fábrica da Europa, para atingir a neutralidade e, ao mesmo tempo, gerar postos de trabalho.

A par deste projeto, o Reino Unido está a preparar outros, que pretendem aproximá-lo do objetivo: tornar-se uma potência mundial em energias renováveis e servir de modelo enquanto economia baseada na descarbonização. Desta forma, os lucros seriam obtidos através da venda e especulação de créditos de carbono a serem vendidos às indústrias ou nações que ainda mantêm processos com emissões elevadas.

Projeto de captura de CO2 baseado na Escócia

As empresas Carbon Engineering e Storegga Geotechnologies apresentaram um projeto que tem como premissa a ideia de que não é possível deter todas as fontes de emissão. Portanto, está a ser desenvolvida uma tecnologia de captura de CO2.

A captura direta pode tornar-se uma forma rentável de controlar 10 a 20% das emissões.

Nos últimos anos, temos observado um reconhecimento crescente da necessidade de remoção em grande escala de CO2 da atmosfera. Na Carbon Engineering, passámos a última década a otimizar uma solução altamente escalável e acessível para a remoção do carbono do ar e agora o nosso foco está na implantação global para ajudar a enfrentar o desafio climático.

Explicou o CEO da Carbon Engineering, Steve Oldham.

Para responder aos desafios a que se propôs, o Reino Unido criou um plano para reduzir, completamente, as suas emissões, até 2050. Isto será possível a partir do investimento feito pelo governo, mas também a partir da remoção de toneladas de CO2 através deste novo projeto a ser implementado na Escócia.

Exit mobile version