Temos pouca paciência com a Tecnologia?
Todos nós que já não podíamos viver sem o nosso computador, também nos irritamos quando ele demora mais a processar a informação, ou não faz aquilo que lhe é pedido. Muitos de nós chegamos ao nosso limite de paciência, e temos comportamentos mais agressivos para com o equipamento informático que nos faz tanta falta.
Para comprovar esse panorama, foi realizado um estudo que apresenta algumas formas como nós lidamos com o nosso computador, em situações de maior frustração e stress.
A Tecnologia veio trazer muita coisa boa, como sabemos, mas uma desvantagem que tem é que nos tornou mais impacientes. E por estarmos já tão habituados a que tudo seja feito num click, por vezes é difícil ter paciência para esperar quando a informação demora mais a processar ou ocorrem erros no procedimento da acção.
Quando isso acontece, por vezes temos atitudes que, embora impulsivas, demonstram a impaciência que temos, bem como o tipo de comportamento demonstrado em situações mais frustrantes como a espera.
Então com o objectivo de verificar que tipo de comportamentos são esses, foi desenvolvida uma pesquisa pela a Harris Interactive, com o apoio da Intel. A empresa que fabrica micro-chips designa de “Hourglass Syndrome”, ou Síndrome da Ampulheta, estas situações em que “muitos consumidores necessitam lidar enquanto esperam pela tecnologia para continuar no seu ritmo diário.”
O estudo mostra uma percentagem de 80% de norte-americanos adultos que se sentem frustrados apenas por esperar por uma determinada tecnologia, enquanto que 51% admitem fazer algo fora do normal enquanto estão frustrados, e esperam por uma resolução.
Entre os itens “fora do normal” considerados no estudo, encontravam-se o gritar e tratar mal a tecnologia em questão, e neste item 62% admitem que o fazem. Já 29% referem que clicam nos botões do rato enquanto esperam e 24% afirmam que batem no monitor e no teclado.
Entre os que admitem agir de forma estranha, ou apenas viram pessoas agir dessa forma, referem que 70% dos casos envolviam estranhos, 46% envolviam familiares ou amigos e 33% envolviam colegas de trabalho. Nestas três situações as pessoas mostravam sinais de raiva. Por último, mas não menos grave, 35% nos inquiridos referem que, durante o tempo de frustração e espera, admitem ter perdido algo, como por exemplo, compras supérfluas online, ou fizeram apostas num site, entre outros.
Este estudo foi realizado nos EUA no final de Julho, a 2.163 adultos com mais de 18 anos, e mostra uma realidade que, apesar de divertida, é também preocupante.
Será que a tecnologia nos diminuiu a paciência?
Fonte: Intel
Este artigo tem mais de um ano
Em resposta a tua pergunta: nao.
Apenas veio acentuar as caracteriscas inatas
Nunca mandaram o Telemóvel ao Chão?
Contra a parede? eu cá já, basta discutir ao telefone e o Telemóvel é que sofre…
O mesmo se passa quando depois de fazer uma coisa chata no word ou excel e o mesmo estoira…
Já fui pior, agora já ando mais calmo 😀
lol?
nunca tive esse problema e acho esquisito que existem pessoas que espancam o pc só porque ele ta a demorar.
Se encomendar-mos alguma coisa e ela chegar atrasada, não batemos ou gritamos com a pessoa que a entregou, certo?
Às vezes apetece 🙂
o meu computador é bué velho e lento. mas todos me acham o homem paciente, quando os computadores são lentos, as pessoas são mais pacientes.
ja cehegei a dar um biqueiro na torre porque tirou-me a paciencia toda XD
cada vez que ligava o pc bloqueava na parte do logotipo da motherboard e nessa altura ainda nao tinha conhecimentos para resolver isso ^^
Eu já tive um problema semelhante e olha que o biqueiro resultou umas quantas vezes! XD
bem…, ainda tenho um portátil que boqueia completamente e com umas pancadas desbloqueia. 🙂
Aliás é um espécie de freeze que acontece a qualquer altura, desde o arranque ao ambiente de windows.
Hardware: A parte do computador que leva porrada quando o software não funciona correctamente.
LOL. É isso mesmo. A culpa é da microsoft que aproveita os recursos da máquina para “apaneleirar” (perdoem o meu mau francês) o Windows, em vez de os usar para o que realmente interessa.
Não sei se será apenas culpa da Microsoft, mas de outros third-party developers que programam o seu software de uma forma ineficiente, de modo a que gaste mais recursos de sistema. Nenhum software é perfeito.
A nível de OS, isso é um bocado irrelevante. Um bom computador corre sempre bem o Windows 7 (não vamos falar do Vista, ok?). Agora se meterem porcarias claro que vai influenciar a velocidade. Isto em qualquer PC.
quando a cabeça não funciona o corpo é que paga lol
Assim já está melhor Marisa.
Há muitos vídeos no YouTube com jovens a terem comportamentos parvos só porque alguém lhe apagou um save de um jogo, mudou a pass de um login, etc.
eheh
Isso é falta de autoridade paternal.
Cumprimentos
Problema é que também já vi videos desses, de casais que a namorada se passou com o namorado e apagou de propósito a conta…para ver se ele deixava de jogar o WOW e dava-lhe mais atenção…
Resultado.. Monitor e teclados a voar, entre umas quantas pancadas cada vez que a password que ele inseria não era aceite…
Este é um exemplo mas há muitos mais…
https://www.youtube.com/watch?v=eJpgjR3fw04
Caso para dizer, este pessoal não tem nada na cabeça…e já nem digo isso por partirem o computador…
o melhor que eu vi foi um a partir o pc por causa da namurada que lhe mudou a pass do world of warcraft lool
Eu acho que a tecnologia, em regra, não nos diminui a paciência. Aquele que não tem paciência para as “esperas” do computador, provavelmente também não tem paciência para as birras dos filhos, indisposições da mulher/marido, dos colegas ou até do carro quando têm falta de potência para fazer aquela ultrapassagem com maior rapidez.
Mas eu disse, em regra, porque sendo eu um tipo com alguma paciência, ainda o outro dia a perdi, quando, no meu serviço, tive de mexer num computador com o XP SP3, com 256MB de ram….isso garanto-vos que tira mesmo a paciência.
O lado positivo é que na tecnologia podemos sempre trocar um computador lento por um mais rápido, uma internet lenta por uma mais rápida. Por outro lado, nas outras coisas da vida, ou aprendemos a ser pacientes ou vivemos em stress permanente, o que nos tira anos de vida, pois, aquilo que é essencial na vida de cada um, felizmente não pode ser comprado com dinheiro.
Já perdi a paciência algumas vezes.
A verdade é que as tecnologia são lançadas aos soluços e em alguns casos com defeitos para se pagarem do suporte. As pessoas querem dispositivos funcionais e que não venham por terminar da fabrica, sem outras opções compram o que há ou é mais popular e depois habilitam-se.
O vídeo em questão é propaganda à intel, basta ver a partir dos 0:55
É verdade, nós também queres que tudo funcione na hora sem primeiros pensarmos “porquê não funciona?”
Sim, mas o estudo também pertence à Intel, por isso se falar nela no vídeo 🙂
Cumprimentos
“a informática veio resolver problemas que antes não existiam”
há que ter paciência para essas coisas…
cumprimentos
@cruzes
De onde tiraste essa?
Cumprimentos
vi isto num site aqui há uns anos e nunca mais me esqueci… hehe
esta já é velha 😀
Perder a paciência e ter comportamentos menos éticos, normalmente provem de pessoas que não sabem resolver os problemas. Não sabem dar o valor ao que a tecnologia evoluiu e não imaginam o que seria a vida sem um computador.
Eu também era assim, mas reduzi em 90% ao longo do tempo pois fui aprendendo a reparar e a optimizar o computador. Agora quando tem um problema reparo-o e acabou-se a conversa.
Agora só resta a frustração quando um jogo não corre tão bem eheheh.
Subscrevo a tua opinião, mas a 100%!
bem, fizeste-me lembrar duma coisa… eu fico doido se um jogo tiver = ou < que 30fps. habituei-me de tal forma aos 60fps que quando jogo na PS2 dos meus amigos eu tento sempre acalmar-me. é que, até na PS3 e Xbox 360 eu vejo jogos a 30fps (os de corrida nao fazem tanta impressao). então GTA na PS2… nem se fala. aquilo parece que nunca passa dos 20fps e tem momentos duns 16. nem o "light trails" disfarça aquilo.
lol , marrise tu `es uma testemunha da minha pouco paciencia no que toca a tecnologia, principalmente do meu querido e amado computador portatil 😛 , boas ferias
Não penso que seja a tecnologia que diminui a paciência, a maioria da população é que se sente frustrada consigo própria e depois descaram a fúria onde não devem xD
Mas olhem que há alguns computadores que gostam de umas palmaditas! lol
Serão os “PC Sado-Maso”? 😛
Se estes putos vivessem na altura do Spectrum e que tivessem que esperar 5 ou 10 minutos para carregar um jogo e depois chegasse ao fim do carregamento e desse o erro “TAPE LOADING ERROR”, gostava de ver o que faziam. Tinham que aguentar e meter o jogo de novo, mas antes tinham que rebobinar a cassete toda para trás.
eheheh ainda me lembro desses tempos, o meu não era um Spectrum mas sim um Timex Sinclair que também funcionava com cassetes.
Era um bichinho destes:
http://goo.gl/hBon
Tal e qual!…
Nesses tempos embora fosse bem pequeno recordo-me bem… e era uma festa quando o jogo entrava! Parecia que ainda davamos mais valor à diversão. Longas disputas de “Emilio butraguenho futebol” com amigos.. a lutar com as teclas “Q-A-O-P-SPACE” 😀 ahaha…
Já agora fica para recordação:
http://www.zxspectrum.net/
É mesmo a parte complexa do ser humano. Tudo o que é dificil torna-se mais apetecível… velhos e bons tempos! 😉
Muito bom o teu link, especialmente para o pessoal mais novo ver como eram os jogos aqui há uns anos atrás.
@M.Manuelito
É verdade, é um grande link e é engraçado ter jogos de 2010 😀 ainda há entusiastas disto!
Eu não sou na geração Spectrum mas tive a felicidade de a apanhar…seguindo a geração Commodore Amiga 500, etc…mais tarde Family Game (Dog hunter..Contra II), NES, Mega Drive…etc..etc..
Bons tempos mesmo. Por incrível que pareça os jogos não chegam aos calcanhares gráficos dos actuais mas o prazer de jogar e os pormenores eram de longe mais bem pensados.
Faz-me lembrar a realidade dos filmes da epoca com os de agora. Hoje em dia é só efeitos mas pouca “história” por isso é que os “classicos” perduram sempre… 😉
Concordo.
Tive um Spectrum 128K +2A e um A500.
Agora digam-me honestamente… quantos aguentavam minutos e minutos disto, nos dias de hoje?! 😀
https://www.youtube.com/watch?v=zlsDmALohQQ
Ou então… um pouco mais tarde… quando a Internet dá os seus primeiros passos!
https://www.youtube.com/watch?v=p8XKhCfsTts
E ter a sorte de a ligação não ir abaixo…ou de a ligação ser feita à primeira…
ehehe…
antes tinha-mos o “Drive Rage”, hoje temos o “Tech Rage”.
Saímos de casa e no caminho irritamos-nos com os outros condutores. Depois chegamos ao emprego, ligamos o computador e…
já agora eu irrito-me facilmente com a lentidão dos computadores.
Por exemplo, eu falava maravilhas do Windows 7 quando apareceu porque as coisas simplesmente funcionavam (e funcionam). Outro exemplo: não tenho paciencia para o Firefox. Adoro o Chrome. Podem dizer que consome muita memória. Eu costumo dizer, que quero lá saber. O que eu quero é que as coisas funcionem e funcionem rápido
recentemente me vi chutando meu CPU, e com muita frequencia. Meu computador já tem seus bons 7 anos de vida, sem nenhuma atualização de hardware. Gastei uma nota nele, hoje em dia qualquer computador que custe 1/4 do que eu paguei no meu está infinitamente melhor no que diz respeito a hardware. Como possuo um notebook bom, atual, não necessito investir num outro desktop, mas quando me vejo preso à limitação dele (os programas que antes rodavam perfeitamente estão cada vez mais pesados, necessitando de mais memória etc). Esse desk vai pro lixo em breve, mas ainda será chutado muitas vezes antes lol
[Branco] Não é a Tecnologia q tem pouca paciencia connosco [/Branco]
Boas,
É muito verdade o que diz no artigo, tenho visto alguns PC’s no serviço técnico mesmo muito mal tratados, alguns até “me doí a alma” porque não tenho tempo (€€€) para comprar um portátil de média/alta gama e ver um todo riscado, com falta de teclas e com cantos partidos “OMFG”…
Mas pelo que vejo nos comentários algum pessoal evidenciou a falta de ética e isso sim acho que é a GRANDE crise que neste momento assola o mundo e que por muito que eu queria dizer que é só meia dúzia de gatos pingados ou que é a crise económica (aka crise dos bancos), não, SOMOS TODOS (sim também estou incluído).
Neste momento acho que deveriam era dar na escola logo da primeira classe/primeiro ano disciplinas como filosofia ou até mesmo Religião e Moral como existia “no antigamente” em vez de estarem a dar matéria como o inglês ou meio social pois não nos ensinam a pensar. Ver se o que vem aí nas próximas gerações erradicam algumas “crises”…
Como vi algures “Free your mind!”
“embora impulsivas”? A palavra “embora” implica uma contradição, mas a expressão “demonstram a impaciência que temos, bem como o tipo de comportamento demonstrado em situações mais frustrantes como a espera” não está em contradição com “impulsivas”. logo, a palavra “embora” está mal empregue.
Excelente artigo.
Não pude deixar de comentar.
É verdade que hoje em dia as pessoas andam a ficar com menos paciência. E isso nota-se essencialmente quando se chega a “agredir” até mesmo a própria tecnologia, quando ocorre um erro ou quando demora mais tempo a processar(são os mais frequentes).
Um exemplo de agressão, por estar a demorar mais tempo a processar.
https://www.youtube.com/watch?v=_TSCDv0Kn2w
@Navy91
Obrigada 🙂
Quando ao vídeo, é Old but Gold!
Muito bom!
Cumprimentos o/
“Entre os que admitem agir de forma estranha, ou apenas viram pessoas agir dessa forma, referem que 70% dos casos envolviam estranhos, 46% envolviam familiares ou amigos e 33% envolviam colegas de trabalho. Nestas três situações as pessoas mostravam sinais de raiva.”
70 + 46 + 33 = 149 ???
As percentagens não são separadas, isto é, os 70% que viram estranhos também vira, por exemplo, familiares, etc..
Cumprimentos.