A Netflix está a passar por um momento pouco famoso e tem de mexer os cordelinhos para captar a sua audiência de volta, destacando-se dos demais. Para isso, está agora a dar-lhe mais voz.
A plataforma de streaming estará a utilizar focus group para reunir a opinião dos utilizadores.
A Netflix está a adotar uma estratégia para melhorar os seus conteúdos, valorizando as opiniões dos utilizadores. A plataforma está a utilizar focus group, para mostrar aos espectadores os conteúdos antes de eles serem lançados, reunindo sugestões e feedback.
Ao longo de seis meses, os utilizadores convidados pela Netflix terão assistido a vários conteúdos e preenchido um inquérito para indicarem o que gostaram, o que odiaram e o que mudariam.
A Netflix confirmou que está a adotar a estratégia dos focus group, embora apenas esteja a dirigi-los nos EUA. Os grupos têm estado ativos há cerca de um ano e terão estado a assistir a conteúdos inéditos.
Aparentemente, esta estratégia é usada há décadas em grandes produções cujo objetivo é chegar ao maior número de públicos. Por exemplo, o final do Terminator 2 foi alterado após um focus group ter rejeitado a versão apresentada inicialmente.
Ora, tendo em conta as potencialidades desses focus group, a Netflix está a utilizá-los para garantir que os seus conteúdos originais são bem recebidos. Além disso, poderá servir como arma para recuperar utilizadores que tenham abandonado a plataforma.
Embora as motivações da Netflix não sejam conhecidas, a verdade é que a plataforma de streaming tem estado sob pressão e, por isso, poderá estar a mexer-se no sentido de melhorar o seu serviço.
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