Pplware

Venda de música online ultrapassou a venda de CDs em 2014

A Internet e os dispositivos móveis vieram mudar a forma como os consumidores acedem aos bens que procuram e que querem. As formas tradicionais de comercio estão a mudar e a indústria da música não é excepção.

Um relatório da RIAA (Recording Industry Association of America) veio agora mostrar uma nova realidade, que muitos esperavam que estivesse prestes a acontecer.

Os serviços de straming passaram finalmente a venda de CDs de música e foram mais rentáveis durante o ano passado.

Os números que a RIAA apresentou, referentes ao ano de 2014 e ao mercado norte americano, mostram que a Internet está a levar a melhor sobre os meios tradicionais de acesso à musica.

Em particular os serviços de streaming, que são uma forma relativamente recente de acesso aos conteúdos musicais, conseguiram inverter uma tendência que vinha a ser “lei” há já alguns anos.

Estes serviços conseguiram em 2014 ser mais rentáveis que a venda de CDs de música, ultrapassando os valores de receitas que foram obtidos.

Os resultados desta nova forma de acesso à música renderam em 2014 mais de 1.87 mil milhões de dólares, superando assim os 1.85 mil milhões de dólares que as vendas de CDs geraram.

À margem desta “guerra” entre o suporte digital e o streaming está, e em lugar de destaque, o grande líder deste ranking. O download de músicas conseguiu manter o seu status de líder e arrecadar mais de 2.57 mil milhões de dólares.

Curiosamente esta forma de acesso à música teve perdas de receitas de 8,7%, inferiores às perdas das vendas de CDs que caíram 12,7%.

Os serviços de streaming áudio são a mais recente forma dos consumidores acederem à musica que querem dando-lhes uma liberdade muito maior para escolherem os artistas que querem ouvir e sem serem obrigados a adquirirem “fisicamente” as músicas que querem ouvir.

É um modelo de negócio diferente e muito mais vantajoso para os consumidores, mas muito mais penalizante para os artistas, que acabam por receber menos.

Deverá ser um tipo de serviço que será ajustado num futuro próximo, mas que com certeza irá subir ainda mais nos rankings de vendas e que provavelmente, mais dia menos dia, irá suplantar as vendas por download da Internet.

Apesar de ser uma realidade tipicamente americana, acaba por espelhar o que está a acontecer a nível global, mostrando a mudança que os consumidores estão a realizar e quais as novas formas que usam para aceder à música e aos artistas que querem ouvir.

Exit mobile version