O Spotify parece estar dedicado a reinventar o seu serviço de streaming. Para isso mostrou recentemente uma novidade importante, permitindo que se possa controlar a app com a voz.
Esta novidade promete muito, mas deixa os utilizadores muito expostos e a fornecer informações que podem não querer divulgar. O Spotify revelou agora que vai recolher tudo o que é dito para poder enviar publicidade aos utilizadores.
Controlar o Spotify com a voz
Foi esta semana que o Spotify revelou, ainda que de forma tímida, o seu novo assistente de voz. Com um simples comando Hey Spotify passa a ser possível definir o que toca neste serviço de streaming e controlar a sua utilização.
O Spotify clarificou de imediato que não vai registar constantemente o áudio. Este será limitado apenas aquando o comando Hey Spotify for usado pelos utilizadores. Também o que é registado deverá ser limitado para interpretar o comando.
Usar o áudio para a publicidade
Agora que está presente nos smartphones dos EUA, surge mais informação relevantes. O Spotify revelou de que forma este assistente pode ser usado e também como vai registar o áudio captado. Só com a palavra-chave e apenas durante alguns segundos.
Ao mesmo tempo, e para abrir um pouco mais, o Spotify publicou também a parte legal. Esta é uma página mais discreta e que tem a parte mais sensível desta novidade. É aqui que fica clara a ideia de como este áudio vai mesmo ser usado.
O comando muda o serviço de streaming
Afinal este áudio terá uma outra função, que acaba por ser óbvia. O serviço de streaming vai usar o áudio captado nas apps para conseguir enviar publicidade para os utilizadores. Esta acabará por ser personalizada e focada de forma isolada, baseando-se no que for ouvido.
Esta é uma utilização já esperada, mas que o Spotify inicialmente teria negado. Agora está clara a utilização deste áudio, para além de tentar melhorar o serviço, vai ser usado para a apresentação de publicidade mais dirigida aos utilizadores.