Pplware

Na China, foram lançadas mais de 1.000 músicas com vozes geradas por IA

A Inteligência Artificial (IA) já nos mostrou que é capaz de ser muito de muita coisa. Agora, na China, foram lançadas mais de 1.000 músicas que contam com vozes geradas pela tecnologia.

Algumas delas já foram ouvidas mais de 100 milhões de vezes.


Recentemente, um dos maiores fornecedores de serviços de streaming de música na China, Tencent Music Entertainment (TME) revelou que um sistema de síntese de voz baseado em IA cantou mais de 1.000 músicas lançadas pela empresa nos últimos três meses.

A IA chama-se Lingyin Engine e pode imitar as vozes de cantores humanos e depois produzir músicas originais nessas vozes. Ou seja, se compusesse uma música e quisesse que ela fosse interpretada por Freddy Mercury, o sistema poderia fazê-lo.

Por saber que se trata de uma tecnologia muito poderosa, a TME patenteou a tecnologia. Agora, está a utilizá-la para lançar temas na voz dos cantores chineses falecidos e dos ainda vivos, que são populares entre os ouvintes. De acordo com a empresa, uma das suas composições intitulada “Today” tornou-se na primeira canção de IA a ultrapassar as 100 milhões de transmissões, tendo gerado uma receita estimada de quase 350.000 dólares, até agora.

Para as empresas como a TME, que gastam rios de dinheiro, todos os anos, em artistas, isto pode ser uma das melhores oportunidades de negócio, uma vez que agora podem criar músicas sem os intérpretes, deixando esse trabalho para a IA.

Esta possibilidade levanta uma questão muito sensível, que ameaça os músicos da atualidade. Por isso, os cantores poderiam começar sentir a necessidade de garantir direitos de autor das suas vozes, por forma a assegurar que o Lingyin Engine, nem qualquer outra IA semelhante a esta, usaria a sua voz para interpretar músicas, sem o seu consentimento.

 

Leia também:

Exit mobile version