Filmora, a edição de vídeo para todos
Nunca os tempos foram tão direcionados para o vídeo. Com a explosão dos smartphones e câmaras go, é fundamental um bom software para a edição e criação de vídeos. O Filmora ajuda a mudar o panorama nesse campo.
Já não se trata da simples edição de um vídeo, trata-se de fazer um trabalho ao alcance de todos, mas de qualidade e onde seja possível captar a atenção de quem está a visualizar. O Filmora oferece um conjunto de ferramentas impressionante.
Filmora, o que é?
Filmora, da Wondershare, é um poderoso software de edição de vídeo. Este é o resumo em poucas palavras.
Fácil de usar e com uma interface tão moderna quanto user-friendly, esta é uma ferramenta que promete aos utilizadores resultados finais bastante originais, não importa os nossos conhecimentos sobre edição de vídeos. Será mesmo assim?
Edição com detalhe, graças ao Filmora
A verdade é que o Filmora coloca à disposição uma ajuda para iniciar um novo projeto de vídeo ou filme, com a importação e edição do vídeo em questão, incluindo a importação de áudio e fotos, mesmo com importações diretas a partir de redes sociais. Pensado ao detalhe.
Não podiam faltar efeitos e transições especiais contidos numa biblioteca com mais de 300 efeitos e filtros embutidos, modernos, bem como a partilha do nosso resultado em todas as redes sociais mais conhecidas, mesmo a disponibilização em formatos para dispositivos móveis ou DVD.
Disponível tanto para Windows como para MAC, o Filmora faz a diferença. Iremos descobrir o porquê mais à frente.
Como funciona o Filmora
No menu de arranque do programa, vemos de imediato duas possibilidades para editar:
Easy Mode ou Modo Fácil
O Easy Mode, ou modo fácil, é um singelo modo em que o utilizador tem à sua disposição ferramentas muito básicas para criar um vídeo.
Sem grande ciência e praticamente sem necessidade de ter conhecimentos sobre a edição de vídeo, este modo destaca-se pelos 3 passos necessários até chegarmos ao resultado final de produção de um vídeo:
- Importar um vídeo
- Escolher um tema
- Guardar e partilhar
Para uma edição mais rápida era quase impossível melhor.
Full Feature Mode ou Modo Completo
Neste modo, mais amplo, podemos ver todo o potencial do Filmora. A começar pelo menu, bastante completo, este modo requer um pouco mais de dedicação por parte dos utilizadores.
Mas calma, não se precipite o estimado leitor em acreditar que vai ser difícil. Nada disso. Primeiro temos de carregar os nossos ficheiros multimédia (vídeos e áudio para a banda sonora se necessário) para a biblioteca do nosso projeto e dar lugar à edição.
Dos vídeos que carregamos é possível assistir a pré-visualizações dos mesmo, arrastar e largar da biblioteca para a nossa linha do tempo de edição possibilitando assim uma edição básica inicial, como a divisão de imagem, o corte ou inserção de alguma transição, etc.
Os formatos suportados pelo Filmora são: WMV, MP4, AVI, MOV, FLV, MKV, TS, 3GP, MPEG-2, WEBM, GIF e MP3.
Em cada parte do vídeo que está na linha do tempo podemos clicar com o botão direito do rato e aceder ao menu de edição onde é possível ajustar valores de saturação, cor, iluminação ou mesmo inversão da imagem.
Adicionar efeitos sonoros ou bandas sonoras é uma realidade presente, claro. Basta selecionar a opção MUSIC para acedermos de imediato a um conjunto de sons que podemos utilizar e dar ainda mais vida aos nossos vídeos.
Os efeitos de texto, incluindo as animações do mesmo não foram esquecidas. Com um toque moderno, jovem, vamos poder acrescentar mais-valias ao nosso filme através das mais variadas originais animações textuais, com aquilo que pretendermos escrever. É possível editar, redimensionar ou reposicionar os efeitos do texto.
Filtros
Podemos dizer que o seguinte tópico é um dos mais interessantes do Filmora. Quiçá, um dos que o torna mais atractivo: os filtros.
A biblioteca de filtros permite adicionar quantos filtros os necessários ou pretendidos, com os mais variados e interessantes efeitos, onde se incluí a personalização de efeitos do filtro como alterar a duração do mesmo.
Já no que toca aos overlays sobre as imagens, também podem aqui ser encontrados e podem dar aquele toque especial, logo seguidos dos filtros, naquilo que pode ser considerado como efeitos especiais: luzes, brilho de lente, etc.
Parecido aos overlays, mas em jeito de animação encontramos os elementos ou ELEMENTS, que são efeitos especiais, básicos e pré feitos, que servem em muitos casos para adornar os nossos vídeos e torná-los mais atraentes.
De forma mais do que complementar, estão as transições. A biblioteca que o Filmora traz consigo oferece mais de 100 transições e qual delas a mais espetacular. Tudo isso torna ao utilizador ainda mas difícil de escolher face à qualidade que irá encontrar.
Slip Screen ou divisão de ecrã
Esta é a cereja em cima do bolo, sem margem para dúvidas. Um efeito semi profissional, o split screen ou divisor de ecrã em português, permite apresentar vários vídeos no ecrã ao mesmo tempo e em posições distintas do ecrã. Podemos escolher vários efeitos com posições de imagens variados e muito atrativos visualmente.
Este efeito, sem dúvida, marca toda a diferença do Filmora quando comparado com outras opções do mercado.
Exportar vídeos
No final, para guardar o nosso vídeo ou filme, podemos guardar num dos formatos disponíveis, anunciados acima, ou em alternativa podemos escolher o tipo de dispositivo onde queremos enviar ou visualizar o nosso vídeo.
Evitado será dizer que a partilha imediata nas redes sociais mais comuns é possível como no YouTube ou no Vimeo. Para os mais saudosistas ou que preferem um suporte físico, é possível gravar em formato DVD.
Suporte
O site do Filmora é muito completo e contém bastante informação. O único senão é que, para já, é exclusivo em idioma inglês.
De todas as formas os utilizadores não são esquecidos em nenhum momento e o detalhe prima por estar presente, seja no apoio seja à própria forma de ensinar a funcionar com o software:
Vídeo sobre o Filmora
Para quem não perde um vídeo, aquele que se segue mostra todo o potencial do Filmora em si:
Vlogit by Filmora
Para dar todo o apoio a quem gosta de criar vídeos, a Wondershare Filmora lançou o Vlogit. Uma aplicação para os internautas que apreciam também a edição e publicação a partir do seu smartphone e que não podem abdicar do mundo portátil.
Disponnível para Android e iPhone, o Vlogit é um editor gratuito, baseado no Filmora, mas com todas as features portáteis. Vale a pena dar uma vista de olhos e testar.
Conclusão
A pergunta final é sempre a mesma nestas situações: vale mesmo a pena investir uma vez que se trata de um software comercial? Na nossa opinião, vale a pena porque, apesar das fortes alternativas gratuitas que existem no mercado, o Filmora mostrou-se bastante muito simples de trabalhar, estável e, muito importante, fiável, mas não só...
Com um extenso conjunto de efeitos de várias «espécies e feitios» e uma interface muito moderna, torna-se na ferramenta ideal para quem está a iniciar e quer entrar pela porta grande da edição dos vídeos, ou seja, para os não profissionais mas que ao mesmo tempo gostam de qualidade.
Vídeos para a família ou amigos, vídeos do nosso dia-a-dia, dos eventos que participamos, das nossas corridas e trails, ou mesmo apresentações corporativas mais singelas são os pontos fortes de quem começa a trabalhar com o Filmora uma vez que a aplicação em si é muito «descomplicada».
Este artigo tem mais de um ano
Para Windows , talvez seja boa opção. Agora em macOS tens o iMovie que faz basicamente a mesma coisa e é grátis
Abc
Jorge, se puderes testa…aposto que vais mudar de opinião…
Esquece.
Este programa é simplesmente fantástico. As funções dele para o preço é brutal. Uso e recomendo.
hum-hum…
Com alternativas gratuitas de nível profissional como o LightWorks, Cinelerra, KDENLive e até mesmo o mais simples OpenShot duvido muito que consigam convencer alguém a gastar um cêntimo nisto.
Mas claro, não há nada como tentar… 😉
Não podia estar mais de acordo…mas o que faz o Filmora triunfar, na minha opinião, é a simplicidade mas ao mesmo tempo a atracção visual.
Dos três que mencionaste, para o utilizador comum, a quem é direccionado o Filmora, nem sempre é fácil criar conteúdos com qualidade.
Sim, ai estamos de acordo! LightWorks, Cinelerra e KDENLive são softwares mais tecnicos e que exigem já conhecimentos na área para se obter bons resultados. Isso não discuto.
Além disso, não conheço o Filmora.
Mas pelo que o Mário diz, diga-me: Quando comparado com o OpenShot, que estará então mais dentro do mesmo publico alvo, qual a sua opinião/comparação dos mesmos???
Usei o openshot uma ou duas vezes para recomendar a “amigos menos tecnicos”, mas também não o conheço a fundo (pareceu-me limitado, mas sou suspeito a falar porque estou habituado a outra gama de software…)
Obg
João, Filmora e OpenShot são muito similares ao nível do público alvo. Os dois são programas MUITO simples de trabalhar e, mais importante, de perceber o seu funcionamento e mecânica.
Contudo, ao nível de efeitos e pequenos detalhes, o Filmora ainda é superior por uma simples razão: a quantidade de efeitos, filtros e afins é muito superior o que acaba por torná-lo mais atractivo. Mas é a minha opinião e experiência de uso com os dois.
Estas duas aplicações, destinam-se a não profissionais, logo na forma de funcionar não fogem muito uma da outra.
OK.
Obrigado pela partilha de opinião! 🙂
Muito obrigado.
Desconhecia por completo esta ferramenta.
Openshot, open source, 100% grátis, extremamente fácil de usar, muitos recursos visuais e sonoros, etc. O melhor editor de vídeo que já usei (sem contar com o meu estimadissimo Adobe After Effects)
http://www.openshot.org/
After Effects não é um editor de video. After Effects é um compositor de efeitos gráficos e visuais para video.
Lembra muito o OpenShot…
https://www.openshot.org/
Daria pra comparar ao Adobe Premiere?
Budfake, nem de perto. O Adobe Premiere é um software ao nível profissional. O Filmora é um programa para o utilizador comum.
Prefiro o iMovie, gratuito.
Utilizo. Muito bom
Muito bom programa para fazer edições simples, já o uso à algum tempo e funciona bem.
isto é um post publicitário… deveria deixar claro!
pablo, não é de todo um post publicitário. Peço desculpa mas reforço isso com veemência pois quando comecei a escrever para o PPLWARE fazia análises de software freeware e passei a ser criticado porque esse software «não valia nada».
Agora que faço reviews a software mais profissional ou comercial, passa a ser logo publicidade…não podias estar mais longe da verdade!
Ah sim!!! Se o software for Freeware ou OpenSource leva logo a legenda de “Não valer nada”
Sei bem o que isso é!!! Levo com essa diariamente!!!
Muito bom a versão 8.5 gratis vem com tudo praticamente “Moderno & Fácil de usar” mas eu pessoalmente uso DaVinci Resolve 14.
Eu também. Mas por acaso experimentei este há pouco tempo para editar um video m3u que gravei usando o vlc e este foi o unico de varios programas que testei que importava correctamente o ficheiro, sem problemas de sync e de imagem. Infelizmente a versão gratuita traz uma enorme marca de agua, mas consegui fazer uma “activação offline” e exportar a versão final sem essa marca. Mas continuo a preferir o resolve para 99% dos casos.
Não é caro… e parece uma solução bem interessante.
É só para informar, que eu tenho este programa que é um espectáculo e tenho-o em portugues. Só tem um pequeno senão, para o ter a trabalhar na sua plenitude, o utilizador terá de pagar pelo programa
O programa está 100% em português. Infelizmente não há bela sem senão…
Se desligares o pc da net consegues fazer uma “activaçao temporaria que te permite exportar o ficheiro sem marca de agua. Se for para usar com pouca regularidade desenrasca bem. Se for para usar muito também já faz sentido pagar por isso.
Já uso faz algum tempo. A relação preço qualidade é excelente. Muito versátil, muito bem equipado e com atualizações muito frequentes a nível de funcionalidades. Recomendo e podem testar antes.
A wondershare ta a bombar forte
Alguém utiliza o HitFilm Express 2017, também parece ser muito bom e para o básico é “free”.
Comprei esse programa, mas ele acabou por não cumprir… É fácil de usar
mas não se compara ao Davinci Resolve.
Não sei se conhecem o Shotcut. Eu utilizo e pelo que percebi, para um software grátis … Aquilo é do melhor .
É mesmo muito bom.
Também tem a versão android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wondershare.filmorago&hl=pt_PT
Uso numa box tv e no telemóvel, é grátis mas mas funciona muito bem, nunca me deixou ficar mal.
Uso a anos o Sony Vegas. Agora Vegas pro 15. Só consigo gostar desse editor. Tb já ando a testar uma versão tryal do hitfilm pro.
Eu uso o Filmora porque faz muito tempo recebi em giveaway uma licença original e até hoje tem feitos todas as atualizações de versões sem custos adicionais. Já foi referido aqui o DaVinci Resolve 14 que me parece ser o mais potente dos gratuitos (opinião de leigo), mas tecnicamente mais difícil para mim. Vale a pena tentar, sobretudo para quem domina a matéria melhor que eu, até por que tem um bónus muito bom: versões Mac, Windows e Linux, tudo de graça!
Gostava de saber a opinião de algum conhecedor a fundo do Sony Vegas. Já uso desde o 7. Tudo o que sei sobre Sony Vegas aprendi sozinho a largos anos atrás. Tive um pequeno curso de Premier na altura penso k era a versão 4 ainda lol. Agradeço desde já é vou testar o filmora, pode ter boas funcionalidades. E gostaria de saber assim os melhores editores e respectivos plugins que cada software Aceita. O Sony Vegas para mim acaba por ser um mundo… Mas tb é um pouco instável e quando embirra com um render e de chorar de tanta vez repetir até lá dar..
O Sony Vegas, agora Magix Vegas Pro é um dos melhores editores não lineares do mundo profissional, a qualidade de rendering é de topo, não ha comparação possível com editores como o que aqui está “revisto”, continuando sobre o Vegas Pro, tem um excelente modo proxy, para edição de vidos de alta resolução em máquinas menos potentes, mas é preciso salientar que é um software em que é necessário compreender ou aprender muito sobre video e imagem, para pequeno exemplo, a janela de preview está pré configurada para modo studio rgb e com gama diferente, uma vez que a TV normalmente emite com essas restrições. Para alterar o preview tem de ser criar um filtro na janela para que o video preview corresponda ao video final, basicamente é como calibrar o ecrã com um video que tenhamos exportado e comparando com um filtro de “levels” criado na janela do preview, quando exportarmos o video é só desactivar esse preview, assim ficamos com um video “WYSIWYG”… aqui está bem explicado https://www.youtube.com/watch?v=cRFAL-TJWWw
Não lê ficheiros .ts ……… dá erro …… pena dava jeito para depois converter em .mp4
Alguém citou Sony Vegas, digo aqueles que desejam iniciar no mundo do editores que vai precisar de um bom computador pois Sony Vegas trava bastante. O problema do Resolve ele tem uma interface não muito amigável. Tenho vários editores aqui por trabalhar com conteúdo e aqueles que querem unir praticidade, custo benefício e qualidade indico o Filmora mesmo. Agora, tudo é questão de criatividade.