Pplware

Volvo Trucks apresenta o Vera, um camião totalmente autónomo sem cabina

Estamos na época onde já não é novidade o conceito de veículo elétrico, onde já nos habituamos à ideia de que mais ano menos ano teremos veículos autónomos nas nossas estradas, mas daí até haver um camião sem cabina, o salto é grande e pode surpreender bastante.

A preparar o futuro dos veículos pesados com nível 5, a Volvo Trucks apresenta o Volvo Vera, um camião totalmente autónomo sem cabina.


A Volvo Trucks foi uma das primeiras empresas de camiões a lançar uma gama de veículos 100% elétricos de médio e grande porte. Atualmente, a empresa está a trabalhar em novas soluções para reduzir as emissões e os custos operacionais nos pesados.

 

Volvo Vera… o futuro dos transportes pesados

O que a empresa sueca apresenta não é mais que o futuro do transporte pesado. A ideia é ter todas as tecnologias de condução autónomas inseridas num ambiente controlados por rotas, sensores de posicionamento e tudo 100% elétrico.

O veículos, uma espécie de empilhador não tem espaço de cabina e está inserido no nível 5 de condução autónoma, condução totalmente autónoma que será o futuro. Este veículo será capaz de funcionar por sua conta em qualquer situação.

O protótipo Vera foi projetado para operar em portos, zonas industriais, dentro de pavilhões, centros logísticos e onde quer que seja necessário o transporte pesado de mercadorias.

Mais do que um camião, o veículo é uma plataforma autónoma na qual reboques de camião padrão podem ser adicionados como se fosse um trator.

O seu sistema de propulsão é partilhado com os camiões elétricos que a Volvo Trucks tem atualmente no mercado; isto é, será otimizado para viagens de curta distância com altas cargas.

Podemos ver um boom no e-commerce, bem como o consumo global em geral, e não mostra sinais de desaceleração. A indústria precisa encontrar novas formas de atender à crescente procura por transporte eficiente e sustentável. Portanto, novas soluções devem ser desenvolvidas para complementar o que está atualmente disponível.

Referiu Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autónomas da Volvo Trucks.

A ideia da empresa é monitorizar conjuntamente toda a frota Vera que opera na mesma cadeia de fornecimentos para reduzir o tempo de espera e acelerar a troca de carga de um veículo para outro. Além disso, a partir de um “núcleo central” seria controlado os níveis de carga da bateria, a posição dos veículos, etc.

Embora a Volvo Trucks esclareça que este protótipo não alcançará a produção como tal, anunciam, contudo, que no futuro trabalharão com uma série de clientes selecionados com os quais desenvolverão este tipo de tecnologia (provavelmente começarão a usar camiões elétricos autónomos ainda equipados com a cabina), o que abre a porta para a empresa em poucos anos apresentar à sociedade uma plataforma semelhante ao protótipo Vera. No entanto, um sistema de condução autónomo de nível 5 (nível máximo) confiável terá primeiro que ser desenvolvido.

 

Leia também:

Exit mobile version