É inevitável e não pode ser parada a mudança que começou na indústria automóvel. Todas as marcas procuram ter os seus carros elétricos e os consumidores respondem de forma positiva. É este o futuro e as marcas não podem parar.
A mais recente fabricante a revelar a sua proposta de carro elétrico foi a Volkswagen, que trouxe a público finalmente o ID.3. Esta é a proposta que a marca apelidou de carro elétrico do povo.
Chegou finalmente o novo o ID.3
Há muito que se sabe que a Volkswagen estava a preparar um carro elétrico. A marca alemã tinha mostrado já os seus protótipos e neles estava incluído o ID.3. Esta é a primeira de muitas propostas que decerto vão surgir.
Usando uma base comum, designada de MEB (Modular Electric Platform), a gigante alemã vai agora partir para esta sua nova aventura. Poderá ser o seu futuro, uma vez que também a empresa quer acabar com os motores de combustão e em especial com o diesel.
3 propostas para o carro elétrico da Volkswagen
O ID.3, a nova coqueluche da marca, surge em 3 versões distintas, que mantêm em comum quase a totalidade da sua plataforma. A grande diferença está na capacidade da bateria de cada uma das versões.
Assim, temos a versão mais básica que se apresenta com uma capacidade de 45 kWh, o que garante uma autonomia de 330 quilómetros. A sua bateria terá uma potência máxima de carregamento de 7,2 kW com corrente alternada e de 50 kW com corrente continua. A sua velocidade máxima será de 160 km/h.
As baterias ditam as diferenças nas 3 propostas
Este modelo mais básico chegará ao mercado com um preço convidativo de menos de 30 mil euros. Esta é a única versão que teve informações sobre o preço de lançamento.
A bateria do modelo intermédio terá uma capacidade de 58 kWh, o que se traduz numa autonomia de 420 km. O modelo superior terá uma capacidade maior. Poderá percorrer 550 km com uma única carga da sua bateria de 77 kWh.
A Volkswagen apostou na segurança e nos interiores
No que toca aos interiores, a Volkswagen quis criar um ambiente que quebra com as ofertas na categoria destes carros. Assim, temos uma sensação de espaço interior comparável a carros de gamas mais elevadas.
Também a ajudar à condução, a empresa alemã foi mais longe. Contamos assim com assistência de travagem de emergência e monitorização de peões. Há igualmente o sistema para ajuda a manter o veículo na estrada e o assistente de estacionamento com câmara de visão traseira.
O futuro está próximo e o ID.3 também
É ainda cedo para vermos o ID.3 na estrada. A marca espera que as suas vendas sejam iniciadas a meio de 2020. Até lá a Volkswagen vai mostrar ainda mais deste carro e do que pode oferecer aos condutores.
Esta é a primeira oferta da gigante alemão criada exclusivamente no campo dos veículos elétricos. As propostas anteriores eram adaptações de modelos existentes. A marca espera ter em breve mais propostas, baseadas na sua plataforma MEB, seguindo a linha de desenvolvimentos planeada.