O preço dos veículos vão aumentar! Atualmente são vários os fatores que podem levar à subida de preços, como é o caso da pandemia ou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) considera que o novo regulamento relativo à segurança geral dos veículos trará uma subida dos preços.
No passado dia 6, entraram em vigor nas novas medidas adotadas em 2019 pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-membros que introduziram a obrigatoriedade, em modelos novos, de dispositivos de segurança de assistência ao condutor para melhorar a segurança rodoviária.
Novos sistemas obrigatórios que vão aumentar preço dos veículos
- ISA (Intelligent Speed Assistance): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
Para Roberto Gaspar, secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), há “uma consequência lógica: os veículos vão encarecer” e, sobre isso, “não há volta a dar”, mas, considera que para o condutor é “um passo em frente do ponto de vista da segurança”.
“A partir do momento em que são exigidas em todos os modelos que saem de fábrica, isto, logicamente, significa um encarecimento das viaturas. Não quer dizer que ao longo do tempo isto não fosse introduzido”, disse, remetendo para a introdução de sistemas como ‘airbags’, ou a travagem ABS.
Ainda assim, considerou que já se assiste ao encarecimento da média dos novos automóveis “por estarem a ser conduzidas cada vez mais viaturas eletrificadas”.
Com estes sistemas avançados obrigatórios de assistência, a União Europeia estima que sejam salvas 25.000 vidas e sejam evitados pelo menos 140.000 ferimentos graves até 2038.