Pplware

Model 3 da Tesla deixa de conseguir usar carregadores que não sejam da marca

Apesar de ser um ecossistema próprio, os carros elétricos da Tesla têm a capacidade de ser carregados em qualquer estação. Assim, garantem que não ficam sem a necessária energia, ao mesmo tempo que ficam com a exclusividade própria da sua rede.

A empresa, com uma recente atualização do software, terá deixado o Model 3 impossibilitado de usar os carregadores fora da sua rede.


Apesar de não termos ainda uma rede alargada de postos de carregamento de carros elétricos, a situação em Portugal é muito positiva. Com cada vez mais oferta, a Tesla tem reforçado a sua presença no que toca a estes postos de carregamento.

Claro que os donos destes carros elétricos podem aproveitar o melhor de 2 mundos, carregando na rede Tesla e na restante rede de postos disponíveis. Este cenário está agora limitado, com um novo problema que está a afetar os Model 3 na Europa

Do que é descrito, este modelo, um dos mais vendidos na Europa, deixaram de conseguir carregar fora da rede Tesla. Os Model 3 parecem iniciar todo o processo, indicando o carregamento foi iniciado, mas o posto acaba por interromper o carregamento com um erro.

O problema parece estar relacionado com a atualização 2021.4.3 que a Tesla lançou recentemente para o Model 3. Usando o mesmo cabo CCS, que serve nos Superchargers e noutros carregadores, o problema acaba por surgir.

Assim, e até a Tesla reverter o problema com uma nova atualização, os condutores destes carros elétricos estão condicionados. Apenas podem carregar nos postos da Tesla e assim têm de usar os Superchargers o que nem sempre é algo próximo.

Este problema vem mostrar a fragilidade destes sistemas e a necessidade de criar um sistema verdadeiramente universal. Tal como acontece hoje nos motores de combustão, é necessário que exista um sistema uniformizado e que seja adotado por todas as marcas, sem depender de software.

Exit mobile version