Apesar de ser um ecossistema próprio, os carros elétricos da Tesla têm a capacidade de ser carregados em qualquer estação. Assim, garantem que não ficam sem a necessária energia, ao mesmo tempo que ficam com a exclusividade própria da sua rede.
A empresa, com uma recente atualização do software, terá deixado o Model 3 impossibilitado de usar os carregadores fora da sua rede.
Apesar de não termos ainda uma rede alargada de postos de carregamento de carros elétricos, a situação em Portugal é muito positiva. Com cada vez mais oferta, a Tesla tem reforçado a sua presença no que toca a estes postos de carregamento.
Claro que os donos destes carros elétricos podem aproveitar o melhor de 2 mundos, carregando na rede Tesla e na restante rede de postos disponíveis. Este cenário está agora limitado, com um novo problema que está a afetar os Model 3 na Europa
In EU model 3s are have a CCS connector to dc charge at third party chargers or superchargers. With 2021.4.3 charging won't work on third party stations. The car reports that it started to charge but then the charging stations aborts the sessions. Charging on a Supercharger works
— Tesla_Adri (@tesla_adri) February 13, 2021
Do que é descrito, este modelo, um dos mais vendidos na Europa, deixaram de conseguir carregar fora da rede Tesla. Os Model 3 parecem iniciar todo o processo, indicando o carregamento foi iniciado, mas o posto acaba por interromper o carregamento com um erro.
O problema parece estar relacionado com a atualização 2021.4.3 que a Tesla lançou recentemente para o Model 3. Usando o mesmo cabo CCS, que serve nos Superchargers e noutros carregadores, o problema acaba por surgir.
Assim, e até a Tesla reverter o problema com uma nova atualização, os condutores destes carros elétricos estão condicionados. Apenas podem carregar nos postos da Tesla e assim têm de usar os Superchargers o que nem sempre é algo próximo.
Este problema vem mostrar a fragilidade destes sistemas e a necessidade de criar um sistema verdadeiramente universal. Tal como acontece hoje nos motores de combustão, é necessário que exista um sistema uniformizado e que seja adotado por todas as marcas, sem depender de software.