Os triângulos de pré-sinalização têm a finalidade de proteger o condutor, os passageiros ou o trânsito em geral de modo a evitar ou a reduzir as causas e consequências de acidentes.
Ter um triângulo homologado no carro é obrigatório, mas este equipamento pode em breve ser substituído por um Help Flash.
Segundo informações do ElPais, a Direção Geral de Trânsito (DGT) de Espanha vai, a partir do dia 1 de janeiro de 2024 implementar um projeto de lei que visa regulamentar a forma como os serviços de auxílio funcionam nas estradas públicas.
Nesse sentido, os veículos que estejam parados na via de circulação vão ser obrigados a ter dispositivos luminosos em vez dos triângulos de pré-sinalização que são utilizados atualmente com o objetivo de garantir uma melhor segurança rodoviária.
Help Flash – Diga adeus ao Triângulo de pré-sinalização
Chama-se Help Flash, e é o equipamento que poderá substituir o Triângulo de pré-sinalização. De acordo com declarações ao ElPais de Jorge Costas, CEO e fundador da Netun Solutions, em
Os triângulose de pré-sinalização têm demonstrado que são mais perigosos do que parecem, precisamente pela falta de segurança total.
O dispositivo Help Flash foi criado em 2016 e a particularidade em destaque é o facto de conseguir emitir luz que é visível até a quilómetro de distância. Este dispositivo funciona com uma pilha do tipo 6LR61, que garante uma autonomia a rondar os 4 anos. A luz acende quando o dispositivo está em contacto com a chapa do carro ou depósito de uma moto.
O Help Flash tem tecnologia LED garantindo uma autonomia de mais de duas horas e meia em modo de emergência.
Ao contrário do triângulo de pré-sinalização, o Help Flash pode ser guardado no porta luvas ou nas zonas de arrumação laterais do interior do veículo, evitando assim que o condutor tenha de sair do carro para ir buscar o triângulo de pré-sinalização.
Além disso este equipamento não precisa de ser colocado na via de circulação, devendo ser colocado em cima do veículo (em contacto com a chapa), no caso de ser um carro, ou no depósito de uma moto.
Em Espanha já é possível usar legamente o Help Flash. Em Portugal ainda não há nenhuma movimentação nesse sentido. Além do triângulo, podem também existir mudanças ao nível das matrículas em breve. Como já informámos, nos Estados Unidos da América as matrículas digitais já foram aprovadas em Michigan… falta saber quando chegarão aos veículos europeus.