Com o evoluir dos carros autónomos, espera-se que em breve o ato de conduzir passe a pertencer ao passado. Isso, por outro lado, leva a acreditar que também o trânsito passe a ser apenas uma má recordação que todos temos e que vamos esquecer.
A verdade é que isso poderá não ser uma verdade e nem uma realidade. Quem o afirma é o próprio Elon Musk, que numa publicação na sua conta do Twitter revelou o que pensa poder ser o futuro, O trânsito vai piorar e a culpa será dos carros autónomos.
Como será o trânsito no futuro?
A criação de carros elétricos serve um propósito bem definido. Os fabricantes querem eliminar o fator humano, muitas vezes responsável por acidentes e erros, que poderia ser evitados. Querem também devolver para os condutores a possibilidade de gizarem a viagem, sempre em segurança.
Claro que se espera muito desta inteligência artificial, em especial uma condução isenta de falhas. Isso acabaria por se traduzir em menos trânsito, mas Elon Musk julga que isso não irá acontecer. Este deverá piorar e chegar a níveis “insanos”.
Self-driving car will amplify traffic to insane levels, as you won’t feel the pain of driving yourself
— Elon Musk (@elonmusk) March 6, 2022
Elon Musk não traz boas notícias
Apesar de não parecer lógico, a verdade é que Elon Musk acabou por justificar a sua opinião. Alega que esta mudança será o resultado dos utilizadores deixarem de conduzir os seus carros e passarem a usar os carros autónomos.
Curiosamente, Elon Musk tinha apresentado antes uma ideia no próprio Twitter. Falava no trânsito e como é necessários um super-humano para o vencer. Este é o último desafio que está por vencer e não será qualquer um que o conseguirá fazer.
Culpa será dos carros autónomos
Certamente que a Tesla e Elon Musk não têm a resposta para este problema que irá surgir no futuro. É certo que estão a desenvolver o seu sistema de condução autónoma, que irá contribuir para aumentar ainda mais este problema com o trânsito.
Curiosamente, Elon Musk poderá estar a trabalhar numa solução, mas noutra empresa que não a Tesla. Falamos dos túneis que a Boring Co. está a criar e que irá explorar. Haverá certamente mais alternativas no futuro, que vão apenas usar o que temos hoje, ainda que sem qualquer intervenção do condutor.