Pplware

Tesla volta a ser investigada nos EUA! Agora por travagens fantasma no Full Self-Driving

A Tesla tem estado debaixo de fogo nos últimos meses. A marca tem sido avaliada de forma muito minuciosa pelas entidades responsáveis, para detetar problemas nos seus carros e até no seu software, para assim proteger os condutores e os passageiros.

Com vários casos já em mãos, surge agora uma situação nova. A Tesla está a ser investigada para determinar se existe ou não um problema grave associado a travagens fantasma e que podem significar uma falha de segurança grave.


Mais problemas para os carros elétricos

Ao todo são 416 mil carros elétricos da Tesla que estão a ser avaliados pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos. Esta agência quer validar se existem ou não provas reais de um comportamento anormal nestes veículos.

Do que é descrito, existem queixas de travagens fantasma quando o Full Self-Driving está ativo. Estas acontecem de forma aleatória, com alguns padrões identificados, em especial em situações de trânsito, mas sempre sem qualquer necessidade.

Travagens fantasma nos Tesla investigada

O foco da investigação estará nos Model 3 e Model Y, em especial nos anos de 2021 e 2022, e existem já muitas queixas apresentadas pela NHTSA. Ao todo são 354 queixas que foram recebidas nos últimos 9 meses, sem que até agora não tenham sido registados acidentes ou feridos.

A informação destas queixas mostra que os carros da Tesla acionam de forma inesperada os travões enquanto circula a velocidades normais de autoestrada. Os queixosos relatam que esta desaceleração rápida pode ocorrer sem aviso, aleatoriamente e muitas vezes repetidamente num único ciclo de condução.

Full Self-Driving será a causa deste problema

Esta investigação às travagens fantasma é o primeiro passo para determinar a existência real deste problema e o seu potencial impacto nos carros elétricos da marca. Caso seja provado que o problema com o Full Self-Driving existe, a marca será obrigada a recolher os carros e a aplicar uma solução para impedir este problema.

Este será apenas mais um problema associado a este sistema de condução autónoma da Tesla. A marca tem estado a ser avaliada e este sistema está a ser testado, não apenas pelos condutores, mas também pelas autoridades. Com cada vez mais importância dentro da fabricante, a aposta tem ido toda para as suas funcionalidades e para o que pode oferecer.

Exit mobile version