A Tesla parece estar mais próxima do conceito de condução autónoma. Desta forma, a empresa partilhou um vídeo onde mostra o estado atual da sua solução de software completa de autocondução. Surpreendentemente, o carro reconhece sinais de trânsito, interpreta de forma correta o caminho e acautela a condução.
O exemplo foi mostrado num Tesla Modelo 3 que percorre um caminho “sem qualquer intervenção humana”.
Atualmente, com o mercado a receber muitas mais marcas com veículos elétricos, a Tesla pretende oferecer muito mais aos seus clientes. Não basta ser elétrico ou ser rápido, é preciso ser inteligente o suficiente para se tornar mais autónomo na condução. Nesse sentido, a empresa lançou agora um vídeo com imagens fantásticas do seu Model 3 a percorrer vários quilómetros de forma autónoma interpretando sinais de trânsito vertical e semáforos.
Condução autónoma – Tesla quer disponibilizar nível 3 este ano
As grandes marcas do mercado automóvel estão ainda uns passos largos atrás do que a Tesla tem mostrado. A empresa de Elon Musk tem-se empenhado a oferecer capacidades de condução autónoma desde há vários anos. Conforme temos visto, por trás desta intenção há desenvolvimentos seguros no campo do hardware e software.
Além disso, a fabricante automóvel tem conseguido vários sucesso graças ao desenvolvimento uma nova rede neuronal. Esta rede neural é projetada para aprender como funciona, permitindo que o software melhore à medida que mais e mais quilómetros são cobertos.
Assim, como vimos no vídeo, existem várias das novidades a serem usadas em simultâneo. O Tesla Model 3 interpreta o caminho programado, desvia-se dos obstáculos, observa o trânsito ao redor, percebe a sinalização vertical e luminosa além de percorrer todos os quilómetros sem nenhum sobressalto.
O que diz a tesla sobre estes resultados?
De acordo com o CEO Elon Musk, este é um marco que a empresa atingiu. Aliás, ele mesmo referiu no evento Autonomy day que a fabricante de carros elétricos criou o melhor computador totalmente autónomo do mundo.
Penso que terminaremos uma característica completa – a autocondução total – este ano. Eu diria ter mesmo a certeza disso. Isso não é um ponto de interrogação. No entanto, às vezes as pessoas extrapolam isso para dizer que agora funciona com 100% de certezas, sem qualquer confirmação, sem falhas, perfeitamente. Este não é o caso.
Referiu o Elon Musk sobre estes últimos desenvolvimentos.
Tesla e Musk têm feito fortes alegações sobre o software e os sistemas envolvidos em fazer todo este trabalho. Segundo os intervenientes, este estará na vanguarda do mundo automóvel. Contudo, ainda não temos certeza se queremos estar ao volante de uma destas coisas, mas não há dúvida de que o futuro envolve veículos autónomos e este é o momento para mostrar os trunfos.