A Tesla está ainda a amadurecer enquanto marca e empresa automóvel, havendo outras muito mais consolidadas. Essa jovialidade, contudo, não parece ameaçar-lhe o sucesso, pois o número de carros elétricos que a fabricante de Elon Musk vendeu, no ano passado, nos Estados Unidos, foi superior aos elétricos e térmicos vendidos pela Volkswagen.
Os carros elétricos estão a fazer o mercado tremer. A indústria, que está altamente dependente dos combustíveis fósseis, não vê os modelos movidos a bateria com bons olhos e, embora reúna fãs, há também quem não entenda a mudança ou discorde dela.
De qualquer modo, os números vão dando pontos aos carros elétricos, nomeadamente, aqueles que dizem respeito aos resultados de fabricantes dedicadas aos eletrificados, como a Tesla.
No ano passado, a Tesla vendeu 654.888 carros, nos Estados Unidos da América (EUA). Com uma quota de mercado de 4,2%, viu o Grupo Volkswagen a ficar para trás, tendo este entregado 632.994 unidades (4,1%).
Os números revelam que a Tesla vendeu mais carros elétricos do que a Volkswagen vendeu modelos elétricos e térmicos juntos. Esta não é, contudo, a única fabricante tradicional a ser ultrapassada pela empresa de Elon Musk. Também a Subaru (632.083 unidades e 4,1%) e a BMW (385.927 unidades e 2,5%) ficaram para trás.
You can’t make this up
Tesla ended 2023 at exactly 4.20% market share.
(Source: Kelly Blue Book) pic.twitter.com/p2NuWXyr3K
— Car Dealership Guy (@GuyDealership) January 8, 2024
Apesar de tudo, a Tesla está ainda muito longe dos dois grupos mais populares: Nissan-Mitsubishi, que vendeu 986.136 unidades e conseguiu 6,3% de quota, e Honda, com 1.308.186 unidades e 8,4%.
Se nos concentrarmos nos modelos puramente elétricos, a Tesla é a clara vencedora, nos EUA. Contudo, abrindo o leque, os atuais líderes do mercado americano são outros:
- General Motors (2.577.648 unidades e 16,5%);
- Toyota (2.248.477 unidades e 14,4%);
- Ford (1.981.332 unidades e 12,7%);
- Hyundai (1.652.821 unidades e 10,6%);
- Stellantis (1.527.090 unidades e 9,8%).
De facto, empresas jovens como a Tesla e dedicadas aos elétricos mostram que os resultados desta não são fáceis de conseguir. A Rivian vendeu 50.122 unidades (0,3%), a Lucid 5779 unidades (menos de 0,1%) e a Fisker comercializou 2669 unidades (menos de 0,1%).