A rede de Superchargers da Tesla é uma das mais-valias da Tesla e uma ajuda substancial para os seus carros. Esta tem sempre uma taxa de utilização elevada e a marca faz uma gestão muito rígida destes pontos de carregamento. Agora, a Tesla decidiu que começará a cobrar uma nova taxa para limitar o congestionamento nos Superchargers.
Tesla quer gerir melhor os Superchargers
Não são raros os casos em que os pontos de carregamento da Tesla estão saturados e com longas filas para que os seus carros elétricos carreguem as baterias. Este é um processo inevitável, mas que poderá ser aligeirado de uma forma simples e muito justa.
Ao limitar o carregamento dos carros elétricos, a Tesla consegue libertar os Superchargers e assim conseguir tornar mais rápida a paragem nestes pontos. Com esta ideia, a empresa de Elon Musk criou agora uma nova regra, cobrando uma nova taxa para limitar o congestionamento.
Peeked a bit into 2023.38, lots of stuff seems to be in motion.
— green (@greentheonly) October 20, 2023
Congestion fees added (if you charge above 80% on a congested supercharger)
"object on road" pushed by map service (waze-like, but detected by (other tesla) car visions?)
option to autodial 911 on airbag deploy
Uma taxa para limitar o congestionamento
Do que pode ser visto na página de suporte dos Superchargers, a marca tem agora a possibilidade de cobrar 1 dólar por cada minuto que passe após o nível de carregamento dos carros elétricos atinja os 90%. Apesar de ser idêntico, este valor não é o mesmo que a Tesla aplica nos casos da taxa de inatividade.
Apesar de ser uma taxa controversa, esta tem algumas regras específicas para ser aplicada. Não vai ser algo constante, mas será ativada sempre que os níveis de utilização forem mais elevados. Assim, incentiva os motoristas a carregar apenas o necessário para a viagem, em vez de dos 100%. Isso aumenta a disponibilidade dos Superchargers para que todos tenham acesso quando precisarem.
Utilização crescente por carros elétricos
Ao aplicar esta taxa de congestionamento, o condutor recebe um alerta na app Tesla. Terá um período de carência de cinco minutos para desligar o seu veículo e sair antes que a taxa seja aplicada. Após o período de carência, será cobrado valor por cada minuto que permanecer conectado ao Supercharger.
Por agora, esta nova taxa de congestionamento estará ativa em apenas alguns locais dos EUA. Com o alargar da rede de Superchargers a carros de outras marcas, a Tesla garante assim tempos de carga mais rápidos e uma melhor gestão destes pontos de carga de carros elétricos.