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Tesla tem código especial para testes de colisão nos seus carros e isso levanta muitas dúvidas

A Tesla é conhecida por ter um software muito avançado e o código presente trata de todas as questões associadas a este carro. Com atualizações constantes, a marca garante aos utilizadores novidades e correções se forem necessárias.

Uma análise recente desse mesmo código veio levantar algumas dúvidas, que podem ficar por responder. Aparentemente há alterações que são dedicadas aos testes de colisão e aplicam-se aos momentos em que são avaliados pelas agências de segurança.


São bem conhecidas as situações em que os fabricantes de smartphones criam mecanismos para terem comportamentos especiais. Com este cenário conseguem um desempenho acima da média, algo que é normalmente criticado, quer pelos utilizadores, quer pelos programadores das próprias apps de testes.

Este parece ser o cenário que agora foi encontrado no software que a marca coloca nos seus carros. A publicação no Twitter do utilizador Green, um conhecido hacker associado à Tesla, revela que este tem presente código dedicado à ANCAP, a agência de avaliação de segurança automóvel australiana.

O curioso do que é revelado, é que este código não parece ser exclusivo desta agência. Há também registo de haver alguma personalização para outras entidades. A publicação feita revela que também a I VISTA (chinesa), a EuroNCAP e a NCAP coreana têm código personalizado.

Do que se sabe, este código modifica alguns parâmetros das configurações dos carros da Tesla, do AutoPilot, ainda que de forma não visível para quem está a avaliar. Uma vez que os carros que estas agências avaliam vêm diretamente das marcas, ficam presentes dúvidas sobre a existência desta personalização.

Do que foi possível avaliar, estas alterações específicas parecem estar centradas na condução autónoma. As agências focam-se também neste ponto e a mudança poderá servir “para melhorar a conformidade com os critérios dos testes”.

Não existe qualquer certeza do impacto desta situação, mas as agências, como a ANCAP, estão já a avaliar este código específico da Tesla e a tentar entender o seu impacto nos testes de colisão. Do lado da marca de carros elétricos, e como tem sido normal, não existe qualquer resposta a esta descoberta.

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