A Tesla tem dado uma utilização superior às várias câmaras que os seus veículos possuem. Recentemente, a empresa de Elon Musk criou um sistema de vigilância que recorre a câmaras exteriores, chamou-lhe modo Sentinela (Sentry mode). No entanto, a empresa não havia revelado o que pretendia fazer com a câmara que existe dentro do Model 3.
Agora, a Tesla revelou, num pedido de patente, planos para esta câmara virada ao interior do habitáculo.
Tesla tem já a câmara instalada, mas aguarda patente para a utilizar
Quando a Tesla lançou o Modelo 3, equipou o veículo com uma câmara normal. Além das exteriores, o carro tinha uma interior, por cima do espelho retrovisor. Apesar de existir esta câmara, a empresa nunca lhe atribuiu qualquer funcionalidade. O Model 3 saiu logo com este componente, mas nunca se prestou a ativar para qualquer serventia.
Contudo, a empresa tem a primazia de desenvolver funcionalidades à medida que as necessidades vão aparecendo e o modo Sentinela é disso um exemplo. Seguramente que a Tesla tem um objetivo para esta câmara interior, mas esse nunca foi declarado. Agora, após submeter uma nova patente, percebeu-se o que planeia a empresa.
Elon Musk dá pistas sobre patente para câmara no Model 3
Segundo a descrição, assim como o comentário do CEO Elon Musk, a fabricante pretende registar uma patente intitulada de ‘Personalization System and Method for a Vehicle based on Spatial Locations of Occupants’ Body Portions’. Numa tradução livre, este é um “método e sistema personalizados para um veículo com base nas localizações espaciais das partes do corpo dos ocupantes”:
As seguintes implementações descritas podem ser encontradas no sistema de personalização e método divulgado para um veículo com base nas localizações espaciais das partes do corpo dos ocupantes no veículo. Aspetos exemplificativos da divulgação podem incluir um sistema de personalização que pode incluir um dispositivo de captação de imagem e circuitos num dispositivo eletrónico no veículo. No sistema de personalização divulgado, por exemplo, o dispositivo eletrónico no veículo, aumenta o conforto geral do veículo e a experiência de entretenimento para os seus ocupantes. O sistema de personalização fornece uma personalização avançada, inteligente e automática dos sistemas dos veículos em tempo real ou quase em tempo real para uma experiência de conforto e entretenimento melhorada e consistente em veículos, antes e durante uma viagem.
Em suma, eles planeiam usar uma câmara para reconhecer os ocupantes. Assim, com a identificação de quem está no veículo, o carro pode aplicar automaticamente as configurações específicas personalizadas.
Tesla quer tirar do controlo do utilizador tudo o que seja personalização dentro do carro
No fundo, o carro percebe quem está dentro dele e pode, por exemplo, ajustar os bancos, a temperatura do assento e a sua posição. Poderá, além disso, ajustar espelhos e outras personalizações escolhidas e usadas pela pessoa.
O pedido de patente descreve algumas das possíveis personalizações:
Em algumas formas de realização, o circuito pode ser configurado para executar um primeiro nível de personalização no veículo com base nas preferências do utilizador, definidas no perfil do condutor identificado do primeiro ocupante. Por exemplo, os componentes ajustáveis acionados eletricamente, como o assento do condutor, espelhos do veículo (por exemplo, o ORVM), espelho dianteiro, rádio, preferências de música e preferências do modo de direção, podem ser ajustados de acordo com as preferências do utilizador no perfil do condutor do primeiro ocupante. O sistema pode ser configurado para comunicar uma pluralidade de sinais de controlo a uma ou mais outras unidades de controlo eletrónico (ECUs) para iniciar os ajustes de acordo com as preferências do utilizador no perfil do condutor do primeiro ocupante.
A Tesla já permitiu que a maioria destas configurações fossem aplicadas automaticamente com base no perfil do condutor. Contudo, a patente agora proposta descreve um veículo Tesla a fazer as tarefas de forma automática. Isto porque passa a reconhecer quem está dentro do habitáculo. Para isso, a Tesla usará então câmara interior.
Os carros elétricos Tesla terão Câmara Selfie
A patente traz outros detalhes igualmente interessantes:
O dispositivo de captação de imagem é posicionado no interior do veículo de modo que um campo de visão do dispositivo de captação de imagens seja adequado para captar imagens de autorretrato que incluam pelo menos uma parte da face de todos os ocupantes (incluindo condutor e passageiros) no veículo. Assim, o dispositivo de captação de imagem também pode ser referido como uma câmara selfie. Em algumas formas de realização, o dispositivo de captação de imagem pode ser instalado na vizinhança do espelho frontal do veículo, como mostrado, por exemplo, na FIG. 3A. Exemplos do dispositivo de captura de imagem podem incluir, mas não estão limitados a, um sensor de imagem, uma câmara grande angular, uma câmara de ação, uma câmara de circuito fechado de televisão (CCTV), uma camcorder, uma câmara tempo de vôo (câmara ToF), uma câmara de visão noturna e / ou outras câmaras ou sensores no veículo.
Imagens revelam mais possíveis cenários
As imagens descrevem algumas aplicações que podem ser interpretadas como do âmbito da segurança. Por exemplo, a câmara poderá interpretar sonolência ou mesmo um estado de emergência médica. Além disso, poderá também fazer parte do modo Sentinela.
São possíveis conjunturas que podem ou não um dia chegar ao consumidor. No entanto, sabemos que a Tesla pensa à frente dada a tecnologia disponível nos seus carros.
Elon Musk dá pistas sobre as novidades
Numa recente entrevista divulgada na semana passada, o CEO Elon Musk mencionou algumas características descritas no pedido de patente. Será algo que, segundo o CEO, estará ligado ao sistema de autopiloto e a frota partilhada de robotaxi:
Iremos querer provavelmente uma personalização dinâmica, então será como entrar no carro, ele saberá que somos e o carro reconfigura automaticamente todas as nossas preferências. Assim, podemos entrar em qualquer carro e seria igual.
O sistema foi concebido por Blair Williams, um antigo engenheiro da Apple que trabalhou recentemente na Engenharia de Hardware de Autopiloto e Infoentretenimento na Tesla antes de se juntar à Boosted, no início deste ano. Além este, o sistema tem igualmente mão de Adnan Esmail, um engenheiro de hardware de longa data na Tesla.