Segundo os relatos de vários condutores, tem sido recorrente o aparecimento de problemas na memória do computador (MCU 1) dos Tesla. Contudo, o fator mais preocupante é que a sua construção leva a que resulte numa reparação de vários milhares de euros!
A causa destas queixas está relacionada com os logs na memória e a forma como o sistema operativo está a lidar com isso.
Os veículos Tesla, face ao salto tecnológico que representam, recorrem a componentes que muitas vezes encontramos nos nossos smartphones e outros dispositivos eletrónicos! Assim, no futuro teremos nos carros elétricos uma manutenção bem mais idêntica à dos eletrodomésticos do nosso lar.
De modo a conseguir proporcionar todas as funcionalidades que proporcionam, os veículos da fabricante norte-americana contêm naturalmente um computador. É este o cérebro de toda a máquina, sendo assim um elemento essencial ao seu bom funcionamento.
Os últimos relatos por parte dos utilizadores, um pouco por todo o mundo, remetem para problemas na memória flash do MCU 1 (Media Center Unit), que está presente nos Model S e Model X mais antigos. Não obstante, são cada vez mais as queixas referentes ao MCU 2 que pode ser encontrado nos modelo mais recentes.
Devido ao facto de ter como base o Linux, o sistema da Tesla efetua inúmeros logs – procedimentos de escrita – no disco. Muitos destes processos são completamente desnecessários e contabilizam centenas de MBs por dia.
Desse modo, a degradação do disco eMMC dos Tesla é bastante acelerada. Os modelos mais antigos no mercado começam agora a atingir o limite e a exigir resoluções por parte da fabricante… Que requer que todo o computador seja substituído para proceder à reparação!
Esta realidade deve-se ao facto de o disco estar soldado à placa do computador. Assim, já foram criadas empresas especializadas para reparar este problema de forma mais económica e sem ter de substituir todo o MCU. A substituição do MCU pode alcançar valores acima dos 2.000 €, que é totalmente descabido por causa de um disco eMMC.
Questionado pela comunidade no Twitter, Elon Musk afirmou que “tal problema já deverá estar bastante melhor neste momento”.