Pplware

Tesla Model Y, o novo SUV de Elon Musk chega ao asfalto em 2020 a preço competitivo!

Chegou o novo Tesla Model Y. Um SUV (Sport Utility Vehicle) elétrico, sendo a recente adição da empresa liderada por Elon Musk. Anunciado nesta sexta-feira (15), o carro começará a chegar às mãos dos consumidores a partir de 2020. Entretanto, as reservas já abriram, bem como o respetivo website.

De acordo com Musk, o seu preço começa nos 47 mil Dólares ou cerca de 42 mil Euros na configuração base, mas temos várias surpresas.


A norte-americana Tesla tem estado bastante ocupada nas últimas semanas, tal como aqui se poderá inteirar, pelos mais diversos motivos. Sobretudo devido ao núncio da tecnologia V3 Supercharging que promete agilizar todo o processo de carregamento. Ainda que esta tenha sido uma das novidades apresentadas hoje, no Design Studio em Los Angeles, Califórnia, esteve longe de ser a única.

 

Chegou o novo Tesla Model Y

Com efeito, Elon Musk dar-nos-ia a conhecer um novo veículo elétrico. O novo Model Y é, antes de mais, um SUV compacto. Nesse sentido, a empresa afirma que o Model Y é mais espaçoso do que o Model 3, mas menos massivo do que, por exemplo, o Model X. Assim, no seu interior pode transportar até 7 adultos.

O novo Tesla Model Y começará a chegar ao asfalto em 2020, estando disponível em quatro configurações. Em primeiro lugar temos a verão de grande autonomia, com um alcance estimado de 482 quilómetros ou cerca de 300 milhas com uma única carga. O seu preço é de 47 mil dólares ou 42 mil euros.

Em seguida, digna de nota, temos a versão Performance ou desempenho, orientada para a velocidade. Nesse sentido, o veículo é aqui capaz de atingir uma velocidade máxima de 241 quilómetros por hora, além disso, apresenta uma aceleração de 0 aos 100 Km em 3,7 segundos.

 

Elon Musk deu-nos a conhecer o seu novo SUV

Ao mesmo tempo que o Model Y se prepara para ser o 5.º veículo de Elon Musk a chegar às estradas, afirma-se também como um carro extremamente versátil. De acordo com Musk “Tem a funcionalidade de um SUV, mas dará uma experiência de condução de carro desportivo”, aponta.

A primeira versão a chegar ao mercado será, portanto, a de grande autonomia / alcance, no outono de 2020, de acordo com as indicações da marca. Na mesma altura chegará também uma versão opcional, com dois motores elétricos “all-wheel-drive”, por 51 mil dólares ou cerca de 45 mil euros.

Contamos ainda com uma versão Performance para esta motorização dupla, por 60 mil dólares ou 53 mil euros. Contudo, Musk prometeu ainda uma versão mais económica, por 39 mil dólares ou 34 mil euros, a chegar ao mercado em 2021. Mais ainda, a sua autonomia será de 370 quilómetros ou 230 milhas.

 

O novo SUV tem lugar para 7 e 5 estrelas de segurança

Com efeito, esta é a grande aposta do Tesla Model Y. Com espaço para toda a família (7 lugares no seu interior), bem como a promessa de 5 estrelas de segurança. Além disso, desta vez não temos portas em “asa de gaivota”, mas sim uma abordagem convencional. Para Elon Musk, isto prende-se com o efeito polarizador observado.

Aliás, Elon Musk está extremamente otimista quanto ao sucesso do Tesla Model Y. Nesse sentido, durante uma reunião com os investidores, Musk afirmou que as encomendas deste modelo ultrapassariam as do Model 3, isto de acordo com as suas estimativas.

De facto, o mercado automobilístico parece ter-se rendido a este formato, SUV. Assim, como resultado do atual enquadramento de mercado, as previsões de Elon Musk podem estar perfeitamente corretas. Ao mesmo tempo, Musk aproveitou também para dar a saber que as vendas do Model 3 estão a ser incríveis, um best-seller.

 

As expectativas para o novo SUV de Elon Musk

Em primeiro lugar, a segurança, querendo a empresa recuperar também a recomendação da Consumer Reports devido a falhas na construção. Nesse sentido, cumpre ser dito que o interior e acabamentos do Tesla Model Y serão idênticos ao do Model 3. Contudo, esperamos que a empresa tenha limado algumas arestas.

De maneira idêntica, o seu interior é caraterizado pelo tablier dominado pelo ecrã de 15 polegadas. Contudo, temos agora um teto panorâmico a dominar todo o seu interior. Além do mais, Elon Musk garantiu que terá todas as funcionalidades e caraterísticas associadas à empresa.

Assim, receberá também o modo de condução autónoma, nos Estados Unidos da América. Musk prometeu ainda mais funções, com uma simples atualização de software para o veículo. Em suma, o novo Tesla Model Y partilha vários pontos com o Model 3, devendo assim ser menos oneroso para a empresa norte-americana.

Agora mais do que nunca, Elon Musk terá de se assegurar que os seus veículos são impecáveis. Tudo isto  porque, de acordo com os analistas de mercado da Edmunds Competition, as fabricantes alemãs “acordaram” para a nova era elétrica.

Assim, a partir de agora a concorrência será bem mais feroz, sem margem para erros no lado da Tesla.

Exit mobile version