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Revolucionário sistema permitirá que Tesla Model Y tenha 93% menos cabos que Model 3

A Tesla patenteou um novo sistema de cablagem com o qual pretende reduzir a quantidade de cabos necessários nos seus futuros carros elétricos. Assim, este inovador sistema reduz em 93% a quantidade de cabos, ajudando a diminuir substancialmente o custo e o tempo de produção destes veículos elétricos.

Atualmente, os engenheiros da empresa americana gastam cerca de 1,5 quilómetros de cabos. Agora a ideia, com este revolucionário sistema, é gastar algo como 100 metros.


Patente promete redução o número de metros de cabos em 93%

Segundo a história da vida da Tesla, a produção é o seu calcanhar de Aquiles. É sem dúvida o maior problema da marca de Musk, a capacidade e a taxa de produção insuficiente dos elétricos.

É verdade que, aos poucos, a marca conseguiu aumentar a taxa de produção do Modelo 3 para níveis nunca vistos. No entanto, esta tem de urgentemente de melhorar e otimizar os processos de fabrico nas Gigafactories. Na de Fremont, sairá a produção de outros modelos, como, por exemplo, a linha do Model X. Nesse sentido, a alternativa é fabricar carros muito mais rapidamente.

 

Inovadora patente Tesla dedicada à produção

Tal como foi veiculado, a empresa registou uma patente de uma grande máquina. Assim, com este novo equipamento, a Tesla quer transformar a armação do Modelo Y numa única peça. A patente afeta a cablagem e graças a ela, a Tesla planeia reduzir os cabos necessários no veículo em 93%.

A patente mostra uma nova arquitetura que facilitará o trabalho dos robôs e permitirá maior automação do processo de fabrico. Dessa maneira, o novo sistema reduz bastante a quantidade de fios necessários para cada carro. Segundo a Tesla, o objetivo com o futuro Modelo Y é usar apenas 100 metros de cabos, comparado aos quase 1,5 quilómetros atualmente utilizados por cada unidade do Modelo 3.

Surpreendentemente, o Model 3 tem já menos de metade dos Model S, que conta com 3 quilómetros de cabos. Além disso, menos cabos também significa menos peso do carro, portanto, menor consumo de energia.

 

Model Y será revolucionário na indústria automóvel

De acordo com a descrição feita na patente, vários subsistemas são empacotados no mesmo conjunto de cabos nesta nova arquitetura. Em contraste do que acontecia até agora, já não haverá necessidade de instalar diferentes conjuntos para cada modelo.

Por exemplo, em cada porta pode haver um controlador que gere vários dispositivos. Este pode fechar as portas, ligar e desligar as luzes, gerir o sistema de áudio, etc.

Assim, além de reduzir o comprimento da cablagem necessária, ganha “a capacidade de criar estes subconjuntos e ligá-los à rede backbone da arquitetura de cablagem que reduzirá o tempo de montagem” durante o processo de fabrico, vital para aumentar a produtividade.

De acordo com a Tesla, com este novo design, os cabos podem ser instalados antes da montagem final do carro. Muda completamente o modelo atual, que os coloca depois já num estágio final.

 

Model Y e Model X poderão partilhar mais que a fábrica?

Elon Musk comentou no passado que um dos seus maiores erros na tentativa de automatizar a produção do Modelo 3 foi tentar deixar as tarefas onde os robôs são muito melhores, como manusear cabos. Portanto, a nova patente da Tesla também menciona a introdução de chicotes de fios mais duros para serem mais facilmente manipulados por robôs.

Segundo a Tesla, “a cablagem tradicional para veículos é uma solução não sistemática” e é atualmente uma das partes mais trabalhosas na montagem final de um carro.

O fabricante californiano espera poder apresentar este novo design no próximo Tesla Model Y. Será fabricado na unidade de Fremont partilhando uma linha com o Model X, mas também o estenderá a futuros modelos, como a pick-up futurista.

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