Depois de todo o sucesso que tem tido nos EUA, a Tesla procura conquistar novos mercados, focando-se principalmente no chinês e no europeu. Se na China a posição pode não ser das mais brilhantes, na Europa vai de vento em poupa.
Os dados mais recentes, referentes a março, mostram que a Tesla bateu alguns dos fabricantes consagrados. A BMW, Audi e Mercedes-Benz ficaram atrás da empresa americana.
Sabia-se já do interesse dos europeus nos carros da Tesla, estando o mercado a adaptar-se ainda às propostas que a marca tem. Tanto o Model X como o Model S vieram abrir caminho para a novidade mais aguardada, o Model 3.
Foi precisamente este carro que veio dar um novo fôlego a esta indústria, com uma proposta mais acessível e com os mesmos níveis de qualidade e de desempenho dos restantes. Se até agora estava ainda confinado a alguns países, o seu domínio nas vendas cresceu, ainda que nos elétricos.
Mas este cenário mudou agora, no mês de maio, com as vendas do Model 3 a dispararem de forma global na Europa. Foi de tal forma grande que bateu várias marcas reconhecidas, como a BMW, Audi e a Mercedes-Benz.
Os dados revelados mostram que as vendas de carros como o Audi A4, BMW Serie 3 ou Mecedes-Benz Classe C ficaram atrás do novo modelo da Tesla. Os dados da JATO Dynamics revelaram que o Model 3 vendeu um total de 15.755 unidades. Já no mês anterior, este carro vendeu 3.747 unidades.
Curiosamente, e fruto também desta chegada, os restantes modelos da Tesla perderam vendas. O Model S e o Model X sofreram uma quebra de vendas de 72% (787 unidades) e 52% (874 unidades), respetivamente.
Espera-se que as vendas do Model 3 continuem a subir nos próximos meses, resultado de 2 fatores. O primeiro vem da entrega das encomendas feitas desde 2016 e o segundo das ações de vendas agressivas que a marca está a fazer em alguns países europeus.