Pplware

Tesla faz recall a 1,1 milhões de carros nos EUA para atualizar o sistema reverso das janelas

Volta e meia surgem notícias de problemas em carros que levam à sua chamada às fábricas/oficinas para que o mesmo seja resolvido, de forma a evitar que outros problemas surjam de futuro.

Desta forma, as mais recentes informações indicam que a Tesla fez agora o recall a quase 1,1 milhões de carros nos Estados Unidos da América para atualizar o software do sistema reverso de janelas.


Recall a mais de um milhão de carros Tesla nos EUA

De acordo com as informações avançadas pela Reuters, a Tesla está a fazer o recall a quase 1,1 milhões de veículos nos Estados Unidos por causa do sistema reverso automático dos vidros das janelas, uma vez que o mesmo não reage corretamente depois de detetar alguma obstrução. E este problema poderá aumentar o risco de ferimentos caso algo aconteça.

Os detalhes indicam que a própria fabricante de carros elétricos referiu à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) que iria avançar com uma atualização de software ‘over-the-air‘ a este sistema. Em concreto, esta chamada abrange os modelos Tesla Model 3 de 2017-2022, os Model Y de 2020-2021 e os Model S e Model X de 2021-2022.

Mas parece que esta situação não terá ainda tido nenhuma consequência, uma vez que a montadora de Elon Musk referiu que não tinha conhecimento de nenhuma reclamação à garantia, relatório, acidentes, lesões ou até mesmo mortes relacionadas com este recall.

Segundo a NHTSA, uma janela sem um adequado sistema reverso automático poderá exercer uma força excessiva ao pressionar um condutor ou outro ocupante antes mesmo de retrair, o que aumentará assim o risco de algum ferimento na pessoa. A entidade esclarece também que os modelos chamados não cumpriram os requisitos de um padrão federal de segurança destinados aos veículos motorizados no âmbito dos vidros elétricos.

Num teste realizado no mês de agosto, alguns funcionários da Tesla detetaram que o desempenho deste sistema apresentava “variações acima do esperado em resposta à detecção de compressão“.

A Tesla disse que a partir do dia 13 de setembro, os veículos em produção e em pré-entrega receberiam uma atualização de software que irá então configurar a ação da janela automática de acordo com os requisitos necessários.

Exit mobile version