Pplware

Tesla vai começar a fabricar o novo Tesla Model Y já em 2020

Interessante ver a nomenclatura que a Tesla coloca nos seus veículos. Se virmos por uma ordem mais “descontraída” as gamas da marca de Elon Musk, ficamos a saber que a Tesla é S3XY.

A empresa tem no mercado o fantástico Modelo S, colocou já no mundo o Modelo 3. Tem no Modelo X o seu utilitário desportivo e o Modelo Y deverá começar a ser fabricado em 2020, segundo os relatórios agora divulgados. Contudo, numa atualização no site, foi dado a conhecer que “Prevê-se que a produção comece no início de 2021”.


Tesla Model Y poderá não vir só

Documentos internos indicam que o Tesla Model Y começará a produção em junho de 2020, com o objetivo de atingir 7 000 unidades por semana até ao final desse ano.

Um documento enviado aos seus funcionários, a administração da Tesla confirmou os planos para o lançamento do esperado SUV elétrico. O Modelo Y.

Uma proposta que ameaça superar o sucesso alcançado pelo Modelo 3, principalmente por se tratar de uma proposta enquadrada num segmento em plena ebulição mundial.

De acordo com estes documentos, a ideia da Tesla é ter já a primeira linha de produção pronta e operacional em junho de 2020. Esta linha será lançada na sua Gigafábrica do Nevada.

Esta iniciativa parece também confirmar o rumor e algumas deixas publicadas no Twitter por Musk, sobre a produção não só do Modelo Y, mas também o novo Roadster, o Semi e a pick-up.

Como aconteceu com o Modelo 3, o Y terá um início de produção lento, para ajustar os parâmetros necessários. Uma linha piloto que servirá para estabelecer as bases que em poucos meses permitirá à marca americana alcançar um ritmo produtivo muito maior.

Os números avançados referem que até final de dezembro de 2020 a linha deverá estar a colocar 7 000 unidades por semana. Um valor que, no caso do Modelo 3, levou mais de um ano e meio para ser alcançado.

Naturalmente, a empresa vai adquirindo experiência e começa a ter os processo mais afinados, com o próprio custo de produção a ser mais baixo. Esta é a ideia nos próximos anos da marca, ter custos de produção mais baixos, números de unidades fabricadas mais elevados e colocar mais unidades nos vários segmentos do mercado automóvel.

 

E a China?

Claro que nesta equação de custos e produção vai entrar ação a fábrica da China. Esta será peça fundamental na produção do Modelo Y. A partir daí, este documento indica que eles os responsáveis da Tesla esperam produzir nessa unidade 5 000 veículos por semana até fevereiro de 2021.

Esta meta indica que as instalações na China terão de ficar construídas para iniciar a sua fase de produção piloto em setembro de 2020.

A Tesla, ao comentar as informações sobre o documento que vazou para fora da fábrica, quis eliminar a pressão sobre as datas, indicando que as informações reunidas naquele documento estão desatualizadas. Embora não tenha sido indicado se os valores são otimistas ou pessimistas.

 

1,3 milhões de unidades? WOW

Se levarmos em conta os dados deste documento, contabilizando apenas a produção do Modelo Y nos Estados Unidos e na China, poderemos supor que em fevereiro de 2021 a Tesla já tenha uma capacidade de produção de unidades.

A estes devem ser adicionados os esperados 10 mil unidades por semana do Model 3 na fábrica da Califórnia, o que elevaria o valor para outras 480 mil unidades, mais o Modelo 3 que sai da China, mais os Modelos S e X…

No total, 1,3 milhões de unidades por ano até o início de 2021. Uma figura que podemos comparar com os 2,09 milhões de unidades alcançados pela BMW em 2017, ou 2,29 milhões de Mercedes.

Via

 

Leia também:

Exit mobile version