Em dias de tempestade provocada pela Depressão Bárbara, a estrada alagada e as poças de água são um desafio para quem anda na estrada. Para os condutores de carros Tesla Model 3, o desafio pode ser ainda maior e significar a queda do para-choques traseiro.
A Tesla já admitiu o problema.
Portugal Continental está a ser atravessado pela Depressão Bárbara que tem provocado pequenas inundações um pouco por todo o país. As poças de água nas nossas estradas são muito comum, por isso, se tem um Tesla Model 3 o melhor deixá-lo na garagem.
A Tesla admitiu agora haver problema de construção dos Model 3, que já provocou a queda do para-choques traseiro ao conduzir em poças de água ou em cenário de chuvas fortes.
Problemas de construção do Tesla Model 3
Os problemas de construção associados aos carros da Tesla não são propriamente novos. Já aqui falámos de perdas de vidro do tejadilho em pleno andamento, de problemas de pintura. Neste caso concreto, os problemas remetem a 2018, quando os condutores de alguns carros começaram a relatar a queda da estrutura do para-choques.
Aparentemente, segundo um mecânico especializado no arranjo de carros da Tesla, o problema estaria relacionado com a entrada de areias e água na carroçaria.
Com o tempo e a pressão da chuva e das poças de água a estrutura acabava então por ceder.
A Tesla nunca havia assumido o problema, mas sempre revelou estar empenhada em perceber a sua origem. Contudo, recentemente, um destes carros voltou a perder o para-choques num dia de chuva.
Empresa de Elon Musk assume problema
No decorrer deste acontecimento, a empresa de Elon Musk veio finalmente assumir que havia um problema de construção nos carros Model 3, construidos antes de 2019, que estava a provocar o incidente.
No boletim de serviço associado ao arranjo deste carro vem escrito explicitamente que “em casos raros” os carros “podem ser danificados” ao serem conduzidos sobre água para da estrada.
Em casos raros, certos componentes de veículos Model 3 construídos na Fremont Factory antes de 21 de maio de 2019 podem ser danificados ao serem conduzidos em água parada numa estrada ou rodovia com drenagem deficiente, ou em poças de água. Nestes casos raros, o painel traseiro pode desprender-se do veículo e os arneses e / ou fixadores / suportes da carroçaria também podem ser danificados. Este documento esclarece que os danos causados durante essas instâncias são cobertos pela garantia.