Pplware

Prazos apertados impostos pela Tesla estão a prejudicar a qualidade dos carros elétricos

A Tesla está a dominar o mercado automóvel elétrico com centenas de carros vendidos a cada novo mês. Só em Portugal, em junho, a marca vendeu 432 unidades, quase tanto como todas as outras marcas que atuam no segmento.

Mas para responder aos pedidos dos consumidores e para cumprir os prazos de entrega, a qualidade dos veículos poderá estar a ser posta em causa. Esta é uma afirmação que vem de dentro da empresa, dos próprios funcionários envolvidos no processo de produção.


Carros Elétricos Tesla sem parafusos e remendados com fita isoladora?

Numa recente entrevista, vários funcionários da Tesla (atuais e antigos) revelaram alguns pormenores relacionados com a construção dos carros da marca. Segundo se pode ler, as “metas agressivas” e prazos apertados impostos pela empresa de Elon Musk, têm obrigado os funcionários a “atalhar” caminhos na produção.

De entre os vários relatos, pode destacar-se o trabalho numa tenda, sujeitos a condições adversas. Nesta tenda, denominada como unidade de produção GA4, foram vários os funcionários que descreveram ter que trabalhar sujeitos às temperaturas extremas da Califórnia. Além disso, com os incêndios que assolaram a região há pouco tempo, os funcionários tiveram mesmo que estar sujeitos ao ar poluído pelo fumo.

Fotografia enviada por um funcionário da Tesla à CNBC que mostra como fita isoladora foi usada durante a montagem do Modelo 3.

É também referido que os funcionários receberam indicações explícitas dos supervisores para reparar caixas e suportes plásticos com fita isoladora. A falta de porcas e parafusos parece ser também frequente em alguns dos veículos, mas não é só. Aparentemente, alguns testes estão a ser descurados de forma a acelerar o processo de entrega.

Dos recordes anunciados por Elon Musk às condições de trabalho

Recentemente, a Tesla deu a conhecer aos seus acionistas que nos três meses encerrados a 30 de junho, produziu 87.048 veículos, incluindo 72.531 do Tesla Model 3, o modelo mais acessível da empresa. Ambos foram recordes trimestrais. Além disso, referiu que esperam que as entregas para o ano todo cheguem a pelo menos 360 mil unidades, sendo que mais de 250 mil delas sejam do Model 3.

Mas como conseguirão atingir estes valores?

Foto captada em junho de 2018, de uma tenda montada na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia.

Para acelerar a produção, no decorrer do ano passado, foi montada uma tenda de “produção temporária”. Através dela, foi possível assim, responder às encomendas exigidas. Contudo, devido aos riscos de segurança no trabalho a empresa foi multada em 30 mil dólares. Mas esta multa não parece ter persuadido a empresa, que até hoje mantém essa unidade de produção em funcionamento.

A resposta da Tesla

Apesar de todas as denúncias desta entrevista, a Tesla, quando confrontada com as acusações, negou a sua veracidade. Segundo a empresa, existem “equipas de inspeção que analisam cada um dos veículos em todas as etapas de montagem e cada carro é submetido, posteriormente, a um controlo de qualidade adicional”.

Além disso, relativamente às exigências do trabalho e às condições laborais, a Tesla responde que é “seguro, justo e divertido” trabalhar nas unidades de produção da Tesla. Chega mesmo a referir que todos os dias existem funcionários a pedir para serem transferidos para a unidade GA4, dado o bom feedback dos que lá trabalham.

Leia a declaração da Tesla na íntegra à CNBC

The anecdotes reported by CNBC from a few unnamed sources are misleading and do not reflect our manufacturing practices or what it’s like to work at Tesla.

As we’ve said before, our goal is to produce a perfect car for every customer. In order to ensure the highest quality, we review every vehicle for even the smallest refinement before it leaves the factory. Dedicated inspection teams track every car throughout every shop in the assembly line, and every vehicle is then subjected to an additional quality control process towards the end of line. And all of this happens before a vehicle leaves the factory and is delivered to a customer. This applies to all areas of the factory, including our operations at GA4, and it’s why Tesla is able to build the safest and best-performing cars available today.

We work hard to create a work environment that is as safe, fair and fun as possible, and it is incredibly important to us that employees look forward to coming to work every day. In fact, we have a large number of employees who request to work on GA4 based on what they hear from colleagues and what they have seen first-hand.

Considera que os funcionários (que se mantiveram anónimos) pretendem apenas denegrir a imagem da Tesla?

Exit mobile version