Uma das maiores limitações que os carros elétricos enfrentam atualmente são as baterias. Estas têm vindo a melhorar ao longo dos anos, mas ainda têm capacidades reduzidas e tempos de carga muito elevados. Esta tem sido uma ideia vinculada por Elon Musk, que procura soluções
A ideia dos desenvolvimentos atuais passa por conseguir uma maior vida útil e também maior autonomia. Com a Tesla a trabalhar nesta área, a empresa anunciou recentemente uma novidade. Criou uma bateria capaz de ser usada por mais de 1 milhão de quilómetros.
Elon Musk pode ter o problema de durabilidade resolvido
A novidade agora revelada está ainda longe de chegar ao mercado, mas promete uma verdadeira revolução para veículos elétricos. Do que é descrito, esta nova bateria conseguirá fazer cerca de 1,6 milhões de quilómetros sem necessitar de qualquer manutenção especial.
Para além esta vida útil elevada, sabe-se que a sua durabilidade poderá ser igualmente elevada. Os investigadores que a apresentaram falam numa durabilidade de cerca de 20 anos, o que equivale ao triplo das atuais baterias.
Estas novidades foram reveladas num artigo publicado no Journal of the Electrochemical Society por Jeff Danh. Este é um académico da Universidade de Dalhousie, no Canadá, que é também quem gere o grupo de pesquisa de baterias da Tesla.
Conforme o estudo publicado, a nova bateria conta com uma célula de íon-lítio. Esta possui também um novo sistema de arrefecimento ativo e traz um cristal e um eletrólito de última geração. As baterias mantidas a 20 graus apenas perderam 4% da sua capacidade depois de terem sido carregadas 3400 vezes em 2,25 anos.
As baterias necessárias para os robôs táxi da Tesla
Quando em abril Elon Musk revelou que queria colocar nas estradas uma frota de robôs táxi, referiu que necessitaria de melhores baterias. Esta pode ser a resposta necessária para garantir as necessidades destes carros robôs táxi e garantir-lhes o futuro.
Este pode bem ser o passo que a Tesla precisava de dar para uma maior autonomia. Acima de tudo, esta será uma ajuda na independência de fornecedores e da durabilidade das baterias dos seus carros.