Fazendo uma pequena pesquisa no Youtube aparecem alguns vídeos que mostram condutores a dormir, em andamento, dentro de veículos da marca Tesla. Recentemente, um Tesla foi apanhado a 150 km/h e o condutor seguia aparentemente a dormir, pois, levava inclusive o banco todo reclinado. O passageiro também ia a dormir.
O jovem vai agora ser julgado no Canadá por condução perigosa e excesso de velocidade.
Foi no Canadá que tudo aconteceu. A polícia rodoviária de Alberta deteve um jovem condutor, cujo Tesla circulava a mais de 150 km/h. O carro ia em piloto automático e o condutor estava, ao que tudo indica, a dormir.
Apesar de não ter causado qualquer incidente, o jovem de 20 anos terá agora de enfrentar a justiça por condução perigosa. Além disso, o arguido é também acusado de excesso de velocidade (o limite máximo de velocidade na zona é de 110 km/hora). No passado dia 11 de dezembro o jovem já foi a tribunal por excesso de velocidade, mas agora, no próximo dia 29 de janeiro, vai ter de voltar e responder pela acusação mais grave, a de condução perigosa.
De acordo com a imprensa local, que indica documentos judiciais, o caso aconteceu a 9 de julho, quando automobilistas e agentes da Polícia se aperceberam que um Tesla Model S 2019 ia “sem condutor” ao volante. O condutor não seguia sozinho e o passageiro também ia a dormir.
A advogada do jovem disse ao jornal “Global News” que… “Não sei se existiu qualquer outro caso na lei canadiana em que alguém dormiu num carro autónomo acusado de condução perigosa”.
Tesla refere que carros ainda precisam de condutor
Os Tesla são neste momento os carros mais desenvolvidos no que toca a condução sem assistência. O Autopilot garante aos condutores a assistência necessária e um nível de independência único.
No entanto, apesar de toda a tecnologia nos carros da empresa americana, a Tesla refere que “Todos os novos carros da Tesla vêm de fábrica com hardware avançado, capaz de fornecer recursos de piloto automático hoje e recursos completos de direção autónoma no futuro”.