É um dado adquirido que o carro elétrico veio para ficar. Esta é a forma mais limpa e mais económica para viajar, mantendo ao mesmo tempo a qualidade do transporte e todo o conforto a que nos habituámos.
Se são cada vez mais comuns nas nossas estradas, há outros desafios a tomarem forma. Agora, um holandês completou com sucesso “a mais longa viagem de um carro elétrico”.
Tendo começado como um simples desafio, esta viagem pretendia mostrar como pode ser simples de realizar e, principalmente, como pode ser pouco dispendiosa. Pretendia também mostrar como estes carros são resistentes.
A mais longa viagem que um carro elétrico fez
Tendo partido de Amsterdão, na Holanda, esta viagem terminou com sucesso este fim de semana em Sydney, na Austrália. Ao todo foram 3 anos em que esteve na estrada, tendo percorrido 95 mil quilómetros. Neste percurso passou por mais de 30 países.
O patrocínio para esta viagem surgiu de doações públicas, vindas de todo o planeta, baseadas em eletricidade para carregar o carro, comida e locais para dormir. A travessia de Wiebe Wakker e o seu “The Blue Bandit” foi condicionada pelos locais onde tinha de passar, para carregar o carro.
O sucesso dependeu de todos os apoios conseguidos
Na sua viagem, Wakker usou um carro modificado, que converteu para usar eletricidade. Segundo as suas informações, antes da modificação, este carro teria consumido 6.785 litros de gasolina para completar a viagem.
Este carro consegue fazer 200 quilómetros com uma simples carga, tendo Wakker gasto apenas 270 euros em eletricidade no total da sua epopeia. Todo o resto da eletricidade consumida foi fornecida pelos seus apoiantes.
Com esta viagem, Wiebe Wakker e o seu “The Blue Bandit” conseguiram provar que estes carros estão preparados para ser uma alternativa viável. O mercado tem dado provas de se estar a adaptar e a adoptar estes carros elétricos como uma alternativa viável.