Nascem como cogumelos, os projetos de mobilidade elétrica. São carros, motos, barcos, bicicletas, skates e “scooter” como esta. Há de tudo e com tecnologias futuristas.
As nossas cidades estão a ficar repletas com meios de transporte ligeiros. Existem já verdadeiras frotas de bicicletas com suporte de sistemas de gestão por trás onde tudo é gerido via app. Mas para ser diferente, ter mais “pinta”, há designers que vão mais além. Vamos conhecer a “scooter” elétrica Stator.
Stator Rider 5 é uma espécie de scooter elétrica com um design muito original, estável, segura e fácil de manusear, que vai além dos padrões atuais.
Com uma potência máxima de 1000 W, é capaz de atingir velocidades até 40 km/h na estrada!
A estética do Stator reflete a paixão do seu designer, Nathan Allen. Está presente o minimalismo, está completamente mostrada a engenharia mais simples.
O motor e as baterias são escondidos da vista, uma única peça na forma de um tubo é usada para guiador e é lá que está de forma discreta o módulo de controlo.
Com uma total ausência de formas marcantes ou futuristas, a Stator consegue mesmo manter-se de pé mesmo quando está parada.
A Stator incorpora um motor elétrico na roda traseira. A bateria demora cerca de 4 horas a carregar mas pode ser reduzido esse tempo para 1, recorrendo a um modo de carregamento rápido.
Características:
- Velocidade máxima: 40 km/h
- Autonomia: 32 km por carga
- Motor: Roda traseira
- Capacidade: 1000 W
- Bateria 48v
- 10Ah – 16 km
- 20 Ah – 32 km
- Tempo de carga: 4 horas normal e 1,2 horas rápido
- Peso: 40.8 kg
- Capacidade de carga c/ passageiro: 118 kg
O veículo pode ser adquirido nos próximos meses, através de uma campanha de crowfounding que o designer pretende promover.
Para mais informações: Stator Rider 5