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Shell inaugura primeira estação de carregamento para camiões e também barcos

Apesar do império petrolífero, a Shell tem investido na mobilidade elétrica, ajustando a sua estratégia ao mercado. Agora, a gigante inaugurou a primeira estação de carregamento para camiões e, também, para barcos.


Denominada “Megawatt Charging System”, a estação dupla de carregamento da Shell Marine está equipada com dois braços: um para servir camiões e outro para servir barcos.

A empresa espera que o seu design original ajude a reduzir os custos associados à adição de carregadores para os operadores de embarcações, promovendo um único sistema de carregamento comum para camiões e embarcações marítimas, permitindo que as muitas classes de veículos, normalmente encontradas em portos marítimos movimentados, utilizem a mesma infraestrutura sem duplicar o investimento.

Na perspetiva de Melissa Williams, presidente da Shell Marine, “esta solução será útil para as companhias de navegação que controlam e operam negócios de logística em toda a cadeia de abastecimento”. Estas que, muitas vezes, têm instalações que servem tanto o lado da água como o lado da terra.

Para a Shell, este parece ser um passo precocemente inteligente. Afinal, “ainda não existem muitos camiões e embarcações elétricas”.

[…] com isto, estamos a investir à frente do mercado que está a crescer rapidamente. Vai ao encontro da nossa ambição de fornecer mais soluções energéticas e mais limpas.

Partilhou Hilmar van den Dool, diretor-geral de eMobilidade da Shell, segundo o Electrek, acrescentando que a empresa quer “ajudar a descarbonizar” os clientes no setor da logística, e, “além dos nossos investimentos em biocombustíveis e GNL, também investimos na mobilidade elétrica”.

A estação DCFC mar/terra foi instalada no Energy Transition Campus Amsterdam (ETCA), o centro de inovação elétrica da Shell nos Países Baixos. O carregador de megawatts está ligado à própria micro-rede da ETCA, uma rede inteligente que permite a integração entre o fornecimento de energia, o armazenamento e a procura.

A micro-rede da ETCA inclui 3600 painéis solares no telhado, armazenamento de baterias estacionárias, 119 carregadores de veículos elétricos para automóveis, um eletrolisador de hidrogénio e outro equipamento de investigação.

Agora que a sua primeira DCFC foi inaugurada, a Shell espera implementar a sua solução de carregamento mar/terra noutros locais.

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