Pplware

Sabe quanto se pouparia num dia por semana sem carros?

O Dia Europeu sem Carros é uma campanha que nasceu em França em 1998, sendo que, em 2000, a União Europeia a adotou a nível europeu, e pretende ser um dia para a consciencialização das populações.

Um estudo apresentado hoje pela Associação Zero, indica quanto se pouparia num dia por semana sem carros. Conheça os resultados.


Hoje é o Dia Mundial Sem Carros, em que os condutores de automóveis são encorajados a deixá-los estacionados, proporcionando a eles próprios e aos seus concidadãos cidades e vilas mais tranquilas, silenciosas, limpas, seguras e socialmente coesas.

Para marcar o dia, a Associação Zero deu a conhecer um novo estudo no âmbito da Campanha Cidades Limpas, um consórcio europeu que a ZERO integra, que revela que 62% das pessoas em cidades europeias apoiam a ideia de um dia sem carros por semana.

O estudo agora publicado revela que um único dia semanal sem carros nas principais cidades europeiaspoderá poupar entre 541 e 945 mil barris de petróleo em cada dia em que é implementado (dependendo do dia da semana) – ou seja,o equivalente a 3-5% de todo o consumo de gasóleo e gasolina em meio urbano na Europa (que representa cerca de 23% das emissões e uso de energia), ou o equivalente a cerca de 40% de todo o consumo anual de petróleo em Portugal ou o consumo inteiro de petróleo de países como a Estónia, Letónia e Lituânia.

O estudo mostra ainda que esta é uma medida que pode ter mais impacto do que trabalhar a partir de casa três dias por semana, assumindo que 40% da força de trabalho o faz.

Exit mobile version