Pplware

Roubar um Tesla “é muito simples” e a culpa é novamente da sua chave

Foi há cerca de um ano que uma falha de segurança grave nos Model S da Tesla foi conhecida. Esta permitia copiar a chave de um dos carros da marca em apenas 2 segundos, deixando-os depois vulneráveis a roubos sem qualquer resistência.

A marca apressou-se a corrigir a falha, implementando algumas medidas de segurança adicionais. Mas, como agora se descobriu, este problema afinal continua presente e pode ser explorado. Não é simples de executar, mas facilmente consegue copiar a chave de um Model S.


É fácil copiar a chave de um Model S

Em setembro do ano passado uma equipa de investigadores da universidade de KU Leuven encontrou um problema grave no sistema de cifra que a Tesla usa para desbloquear o seu Model S. Segundo o que foi revelado, o problema estava na cifra de 40 bits aplicada, que podia ser rapidamente contornada.

A solução da Tesla passou por duplicar a cifra aplicada e assim esta passou para 80 bits. Ficou mais complicada de quebrar e assim a segurança estaria aumentada. Contudo, esta não e assim tão mais segura, pelo menos segundo o que revelou Lennert Wouters, da universidade belga de KU Leuven

O que foi investigado e provado é que é igualmente simples de quebrar a cifra aplicada na chave destes Tesla. Este ataque pode ser feito pelo ar, bastando estar próximo da chave a ser atacada. Demora agora mais tempo, a distância de ataque menor, mas é ainda igualmente possível de copiar.

 

Tesla já corrigiu este problema de segurança

A boa notícia é que este problema já foi resolvido pela Tesla. A marca lançou recentemente uma atualização para a chave dos Model S. Esta é simples de aplicar e qualquer condutor o pode fazer de forma manual. Também para os carros novos a atualização está já aplicada na chave, não sendo por isso necessário instalar.

Para além da rápida resposta da Tesla, que impressionou o investigador, ficou claro que este não é um problema exclusivo da marca. Muitos outros fabricantes usam chaves igualmente vulneráveis. O problema aqui é a falta da facilidade em lançar uma atualização, como este fabricante fez.

Mesmo com esta falha, a Tesla continua confiante na segurança dos seus carros. A marca desconhece qualquer situação em que tenha sido explorada a falha e garante que tem novas soluções para impedir roubos.

 

Exit mobile version