Os carros autónomos, apesar de numa fase embrionária, já conseguem surpreender com os feitos do seu desenvolvimento! Um dos casos mais recentes nesse sentido é o Robocar. Este carro autónomo foi capaz de atingir 282,42 km/h de velocidade máxima.
A velocidade alcançada representa um recorde mundial, estando já presente no Guinness World Records.
A tecnologia chega a tudo e a todos, naturalmente os automóveis não são exceção. O conceito de mobilidade mudou muito desde a criação do carro com motor de combustão interna, mas a próxima revolução já está a decorrer! Com os carros autónomos e elétricos, seremos transportados de uma maneira totalmente diferente da atual.
Nesse sentido, já se começam a ver os primeiros esforços. Nos carros autónomos, o Robocar acabou de bater um recorde. Este veículo, com ligeiras semelhanças ao monolugar da Formula E, conseguiu alcançar a velocidade máxima de 282,42 km/h durante um teste efetuado em RAF Elvington.
O Robocar é fruto da startup Roborace, do Reino Unido. A empresa tecnológica desenvolveu este veículo autónomo que recorre a Inteligência Artificial, que é executada na plataforma NVIDIA Drive PX2. As decisões tomadas pela IA baseiam-se num array de dados dos vários sensores, desde o radar LIDAR até ao mais comum GPS.
No ponto de vista técnico, este veículo autónomo e elétrico é construído integralmente em fibra de carbono. Contém quatro motores elétricos – um em cada roda – que perfazem a potência total de 720 cv, alimentados pela bateria de 58 kWh.
Nos testes efetuados em Yorkshire, no Reino Unido, o Robocar atingiu 282,42 km/h de velocidade máxima na sua tentativa de estabelecer um recorde mundial. Tal velocidade foi alcançada num sprint de 2,6 km na pista britânica.
Não obstante, este não é o primeiro recorde do Robocar! No ano passado, foi o primeiro veículo autónomo a subir a Goodwood Hillclimb com um tempo de 1 minuto e 15 segundos.