O Grupo Renault e a Geely criaram oficialmente a HORSE Powertrain Limited, por via da qual procurarão liderar o mercado de componentes e sistemas de propulsão híbridos e de combustão. Esta é mais uma resposta dada pelas fabricantes do mundo à exigência de descarbonização.
No sentido de descarbonizar um mundo onde se espera que mais de metade dos veículos produzidos ainda dependam de motores de combustão até 2040, o Grupo Renault e a Geely uniram-se. Pela mão da HORSE Powertrain Limited, as duas empresas procurarão, em conjunto, liderar o mercado de componentes e sistemas de propulsão híbridos e de combustão.
O dia de hoje marca um passo importante na resposta aos maiores desafios que a indústria automóvel enfrenta: a descarbonização do transporte rodoviário.
A parceria com uma empresa líder como a Geely para criar um novo ator com capacidade e experiência para desenvolver motores de combustão interna com emissões ultra-baixas e tecnologias híbridas de elevada economia é fundamental para o futuro.
Disse Luca de Meo, diretor-geral do Grupo Renault.
Contrariamente ao caminho 100% elétrico que tem vindo a ser traçado por várias empresas, no sentido da descarbonização, o Grupo Renault e a Geely consideram que o sucesso depende de uma combinação de várias tecnologias de propulsão, incluindo motores de combustão interna (ICE) altamente eficientes, combustíveis com baixo teor de carbono e hidrogénio.
Por via da transferência da propriedade intelectual do Grupo Renault e da Geely, a HORSE Powertrain Limited é, agora, totalmente autónoma no desenvolvimento de futuras tecnologias de propulsão capazes de responder a todas as expectativas do mercado, nomeadamente no domínio dos combustíveis alternativos, como o metanol verde, o etanol e o hidrogénio.
Para que a indústria atinja emissões líquidas nulas nas próximas décadas, são cruciais as sinergias globais, as tecnologias múltiplas e a partilha de conhecimentos.
O lançamento de hoje marca um novo capítulo na mobilidade sustentável, e nós, na Geely, estamos orgulhosos de fazer parte dele.
Partilhou Eric Li, presidente da Geely Holding.
Com cada grupo a deter 50% do capital da nova empresa, a HORSE Powertrain Limited irá conceber, desenvolver, produzir e vender todas as soluções e sistemas de propulsão híbridos e de combustão com tecnologias de ponta, incluindo motores, transmissões, sistemas híbridos e baterias.
Numa lista de clientes que espera aumentar, alargando-se a todo o mundo, a HORSE Powertrain será fornecedora de nomes como o Grupo Renault, a Geely Auto, a Volvo Cars, a Proton, a Nissan e a Mitsubishi Motors Company.
Apesar da sua fase embrionária, a HORSE Powertrain já conta com:
- 17 fábricas em todo o mundo;
- 9 clientes em 130 países;
- 5 centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D);
- Cerca de 19.000 empregados;
- Receitas anuais previstas de cerca de 15 mil milhões de euros;
- Previsão de cerca de 5 milhões de unidades de tração por ano;
- São abrangidos todos os tipos de soluções híbridas – híbridos completos e híbridos plug-in de longo alcance, bem como motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos como o etanol, o metanol, o GPL, o GNC, o H2, etc.