Portugal vai ter mais radares de velocidade! De acordo com números recentes, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai investir 1,6 milhões de euros até 2022 para a instalação e manutenção do sistema de radares de controlo de velocidade.
Tal investimento em radares de velocidade já foi publicado em Diário da República (DR).
De acordo com o que foi publicado em DR, a ANSR pode gastar cerca de 1,6 milhões de euros entre 2020 e 2022 com o SINCRO, estando estipulado para cada ano a verba de aproximadamente 539 mil euros. O sistema SINCRO tem como objetivo a promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos e, consequentemente, o combate à prática de velocidades excessivas, através da fiscalização contínua e automática da velocidade de cada veículo em cada local de controlo.
O Governo justifica esta verba, sublinhando que…
Os locais de controlo de velocidade são selecionados em função da sinistralidade associada à prática de velocidades excessivas e nos quais não é viável através de medidas de baixo custo de engenharia baixar as velocidades praticadas, o recurso à fiscalização contínua e automática do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos revela-se um meio eficaz para o acatamento destes limites por parte dos condutores
SINCRO: Onde estão localizados os Radares de Velocidade? SINCRO
Auto-estradas
A1 (Lisboa/Porto)
- A1, sentido Lisboa-Porto, km 2;
- A1, sentido Lisboa-Porto, km 189;
- A1, sentido Porto-Lisboa, km 4;
- A1, sentido Porto-Lisboa, km 42.
A2 (Lisboa/Albufeira)
- A2, sentido Algarve-Lisboa, km 9;
- A2, sentido Lisboa-Algarve, km 14.
A3 (Porto/Valença via Braga)
- A3, sentido Porto-Valença, km 1;
- A3, sentido Valença-Porto, km 3.
A4 (Porto/Amarante)
- A4, sentido Porto-Amarante, km 8;
- A4, sentido Amarante-Porto, km 15.
A5 (Lisboa/Cascais)
- A5, sentido Cascais-Lisboa, km 1;
- A5, sentido Cascais-Lisboa, km 5;
- A5, sentido Lisboa-Cascais, km 7;
- A5, sentido Lisboa-Cascais, km 8.
A7 (Póvoa de Varzim/Vila Pouca de Aguiar)
- A7, sentido Póvoa de Varzim-Vila Pouca de Aguiar, km 38.
A8 (Lisboa/Leiria)
- A8, sentido Lisboa-Leiria, km 11,4.
A20
- A20/VCI, Km 12,3;
- A20/VCI, Km 9,1.
A23
- A23, Km 18,6.
A24 (Coimbra/Vila Verde da Raia)
- A24, km 93;
- A24, km 98.
A25 (Aveiro/Vilar Formoso)
- A25, entre Sever do Vouga e Reigoso, km 49;
- A25, entre Reigoso e Oliveira de Frades, km 52;
- A25, entre Oliveira de Frades e Vouzela, km 62.
A28 (Porto/Valença)
- A28, na chamada “reta de Mindelo, km 21;
- A28, na chamada “curva da morte”, na zona de Amorim, km 34.
A29 (Angeja)
- A29, km 41;
- A29, km 37;
- A29, km 47.
Itinerários Principais e Complementares
- IP3, Vila Verde da Raia/Figueira da Foz, km 69;
- IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,7;
- IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,2;
- IC17, Algés/Sacavém, km 13;
- IC19, Lisboa/Sintra, km 5;
- IC19, Lisboa/Sintra, km 6;
- IC19, Lisboa/Sintra, km 10;
- IC20, Almada/Costa de Caparica, km 1,7;
- IC20, Almada/Costa de Caparica, km 1,9;
- IC20, Almada/Costa de Caparica, km 7.
Estradas Nacionais
- EN1/IC2, km 125;
- EN1/IC2, km 186;
- EN4, km 156;
- EN6/Marginal, km 8;
- EN6-3, km 0,7;
- EN6-3, km 1;
- EN10, km 50;
- EN125/ER125, km 68;
- EN125/ER125, km 102;
- EN125/ER 125, km 48,7;
- EN 223, Porto Carvoeiro/Ovar, km 19
Este sistema de radares de velocidade, que vai ser agora instalado em 50 locais, vai juntar-se ao primeiro SINCRO que existe no país desde 2016. Segundo a Lusa, a portaria refere ainda que os encargos financeiros para a instalação e manutenção do SINCRO vão constar do orçamento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.