Não há a mínima dúvida que o preço dos elétricos vai cair bastante, principalmente quando entrarem em ação marcas e modelos que tendencialmente têm preços de entrada de gama. Mas quando poderemos, aqui na Europa, usufruir de descontos nos usados do Tesla Model S, por exemplo, como existem nos Estados Unidos?
A ideia é termos preços abaixo dos 30 mil euros e com isso conseguir estacionar na garagem um Tesla Model S.
Como já todos pudemos perceber, 2019 será um ano próspero em lançamentos de carros elétricos. Marcas como a Audi, Mercedes, Volvo, Dacia, Nissan,Volkswagen e muitas outras, prometeram deixar a sua marca e o seu preço neste segmento.
Assim, não é difícil imaginar que a Tesla terá de se adaptar, até porque, como já percebemos, os seus clientes estão a olhar para a concorrência.
Usados Tesla são um excelente negócio
Outro ponto muito interessante é o mercado dos usados elétricos. Sim, ainda é pequeno, mas vai ser grande, aliás, dada a pouca complexidade destes veículos, este mercado vai ser gigante. E a que preço estes carros podem ser vendidos? A um preço barato!
Nos últimos anos, as vendas dos carros elétricos aumentou consideravelmente, vemos agora, com o fim dos contratos de leasing assinados entre 2013 e 2015, os proprietários a despachar por esse mundo fora, os seus veículos.
Depois de serem uma novidade, os Tesla começam a fazer a sua própria concorrência interna. Temos de considerar a chegada do Model 3, que está a incentivar muitos proprietários, especialmente aqueles com uma unidade de primeira geração que não tem piloto automático, a dar o salto para uma proposta que é mais compacta em tamanho, e portanto, de mais fácil estacionamento. Acrescentam também argumentos como muito menor consumo e menores custos em aspetos como o seguro automóvel.
Profícuo mercado dos carros elétricos usados da Europa
Todos estes aspetos congregados levam a que já haja muita concorrência, vários sites e stands físicos já mostram Teslas usados e a variados preços.
Enquanto na Europa os modelos mais económicos ainda estão acima de 40 000 euros, no mercado norte-americano, mais maduro que o europeu, podemos ver a tendência que daqui a seis meses ou um ano teremos na Europa.
Assim, se formos pesquisar um pouco, vemos já unidades “certified pre-owned” (CPO). Estes são veículos usados com garantia, que a Tesla vende por sua conta e abaixo dos 30 mil dólares (preço para uma unidade de 60 kWh).
Every used Tesla vehicle has passed a 70‑point inspection and comes with either a 4‑year or 50,000 mile warranty or a 2‑year, up to 100,000 mile warranty
Mas quanto pode custar um Tesla de 85 kWh?
É verdade que hoje se quiser comprar um Tesla Model S tem de vender a casa, o carro, o cão e o tudo o mais que tiver à mão. Contudo, pesquisando pelo site da Tesla vemos que um Tesla Model S 85 kWh, encontramos várias unidades entre os 130 000 km e os 150 000 km, com preços entre os 34 000 dólares e os 42 000 dólares.
Continuando a pesquisa vemos carros com menos 160 mil quilómetros, bem interessantes. Por exemplo, há várias unidades com cerca de 125 000 km por 32 000 dólares.
Então, quando podemos um Tesla Model S por menos de 30.000 euros na Europa?
A resposta é muito animadora. Possivelmente teremos acesso a esses veículos em menos de seis meses. Deverão aparecer algumas ofertas desse estilo no mercado de segunda mão. A razão também é simples de perceber. O mercado nacional não é muito forte no que toca aos Tesla, Portugal tem muitos, mas poucos, face a outros países, como Espanha, por exemplo.
Assim, com a chegada do Tesla Model 3 iremos ter no mercado espanhol e mesmo em Portugal, algumas vendas de Teslas Model S usados, pois, os proprietários já estão à espera do Model 3.
Autopiloto será um extra essencial para si?
Há pessoas que o mais importante nos Teslas não é o Autopiloto. É sim a capacidade de aceleração, a qualidade dos motores, a modernidade do conceito elétrico e a capacidade de ter um carro muito seguro. Mas o grande trunfo da Tesla é o Autopiloto. Mesmo porque a segurança que é aclamada nestes veículos recorre à capacidade do próprio Autopiloto.
Para quem o Autopiloto é uma prioridade total, o orçamento terá que subir um pouco. Nos Estados Unidos, podemos encontrar o modelo 85 com 100 000 quilómetros, o que já custam 39 600 dólares.
Claro que se quiser ir para um modelo menos potente, por exemplo, no modelo 70, o custo cairá para cerca dos 34 mil dólares. Calma, na Europa não deverá andar pela “conversão direta”, mas vamos acreditar que já poderemos encontrar estes veículos por cerca de 40 mil euros.
Além do Autopiloto, o utilizador pode querer um motor duplo. Neste caso, no modelo 70D, com 100 000 km, podemos encontrar a partir 40 100 dólares.
Se optar por um Model S 85D com Autopiloto, podemos ver que existem unidades com 82 000 quilómetros a um preço de 43 500 dólares.
Poderemos ter estes valores dentro de meses. Não tenhamos dúvidas disso, face aos novos modelos da marca e face aos outros concorrentes que estão a apontar baterias também ao mercado da Tesla. Assim, tenha calma, não se lance já na compra, pode ganhar muito se pagar muito menos num bom usado Tesla.
Acessórios e extras a pedido
Na verdade, o site americano dá-nos uma ideia clara do que iremos ter também em Portugal. Permite ver que há uma espécie de “carros recondicionados” prontos a mudar de mãos. Se escolhermos as opções que fazem falta ou que são de interesse, optando por modelos mais de média gama, os preços podem ser bastante atrativos… até para um carro Tesla.