Pplware

Qual o melhor para o ambiente: Carro elétrico ou carro a combustível?

Ao contrário do que às vezes se pensa, tanto o carro elétrico como o carro a combustível são poluentes. Então se ambos são poluentes, porquê escolher o carro elétrico? Saiba o que diz a Associação Zero.


Automóveis elétricos permitirão reduzir de sobremaneira a poluição urbana…

Para um carro a gasóleo ou a gasolina, a energia vem da queima interna destes dois combustíveis. A queima de combustíveis fósseis produz grandes quantidades de energia que o carro utiliza para andar na estrada; infelizmente, também produz um conjunto de gases e partículas que saem pelo tubo de escape, e que são prejudiciais à saúde e ao ambiente.

Os carros elétricos, por outro lado, usam eletricidade da rede elétrica que fica armazenada nas baterias. Não precisam de nenhuma queima interna para ir buscar energia e, por isso, também não produzem fumo tóxico.

Segundo a Zero, “Se tivéssemos de escolher entre carros elétricos – e referimo-nos a 100% elétricos a bateria – e carros a combustão (a gasóleo ou gasolina), escolheríamos os elétricos, mas com um asterisco: num mundo ideal, não usaríamos nenhum”. O melhor seria mesmo andarmos a pé, de bicicleta ou de transporte público, sobretudo de comboio, porque sim, os carros elétricos também poluem.

De facto, um carro elétrico acaba por ter menos emissões no seu ciclo de vida que um carro a gasóleo ou a gasolina, mas isso não significa que não tenha uma pegada ambiental. Na verdade, para cumprir os desígnios climáticos é inolvidável recorrer a medidas que façam reduzir o número de carros em circulação e a sua utilização.

Em suma, os automóveis elétricos permitirão reduzir de sobremaneira a poluição urbana. São ainda necessários para reduzir as emissões de CO2, mas não são suficientes para resolver o problema no sector. São sim uma mera peça de um grande puzzle, que deve incluir uma gama abrangente de políticas públicas que conduzam a uma significativa menor utilização do automóvel privado.

Exit mobile version