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Qiantu K50 é o Tesla Roadster chinês que promete dar luta ao bólide americano

O Roadster da Tesla é, provavelmente, o bólide mais cobiçado da atualidade. Além de prometer performances absolutamente estonteantes, tem um aspeto fantástico. Sim, o preço é igualmente desconcertante, cerca de 200 mil euros. Contudo, da China chega-nos o Qiantu K50. Este é um carro elétrico, réplica do Roadster, e custa apenas 80 mil euros.

Custa tanto como um Model S e é o primeiro carro elétrico construído pela CH Auto, empresa que desenvolve tecnologia para terceiros. “concorrente” está à altura do Roadster da Tesla?


Qiantu K50 é o concorrente chinês do Tesla Roadster

Se começarmos pelo aspeto, vemos claramente um design que se assemelha ao Tesla Roadster. Corpo de bólide, baixo e largo, atributos para uma grande aerodinâmica. Depois, tal como o super elétrico americano, quer ser o futuro. Nesse sentido, a marca deu-lhe o nome de Qiantu K50. Qiantu é pronunciado como ‘Shi-aantu’ que significa o Futuro em Mandarim.

Debruçando-nos sobre os materiais, este carro é totalmente forjado em alumínio e envolto em fibra de carbono. A empresa CH Auto lançou-se e abriu instalações próprias para fazer peças em fibra de carbono para equipar o seu primeiro carro elétrico. Este empenho mostra que a aposta não se ficará pelo “tentar”.

 

Qiantu K50, um desportivo 100% elétrico de 435 cv

Conforme foi dado a conhecer pela marca, o Qiantu K50 é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 78,84 kWh. Como resultado, esta máquina tem uma autonomia de 380 km, com base no ciclo NEDC e 354 km com base no ciclo EPA. A bateria irá carregar até 80% em apenas 40 minutos através de um carregamento DC rápido.

Em termos de desempenho, o carro elétrico Qiantu K50 pode acelerar de 0-100 km/h em cerca de 4,5 segundos. Disponibiliza ao condutor três modos de condução, Eco, Sport e Boost. Cada modo tem as suas próprias características. O carro usa dois motores elétricos, um em cada eixo para fornecer um máximo de 320 kW de potência, 435 cv e 580 Nm de binário no modo Boost.

No modo Eco, o automóvel fornece o alcance máximo e utiliza um sistema dinâmico de tração às quatro rodas, fornecendo 280 kW de potência e 580 Nm de binário. No modo Sport, o automóvel funciona no modo AWD com uma distribuição de potência de 50:50 em ambas as extremidades. A aceleração deste automóvel não é comparável à do Tesla Model 3 Performance, mas é suficientemente rápida para “soltar a adrenalina”.

 

Velocidade máxima limitada a 200 Km/h

O Qiantu K50 recorre a uma configuração mista de suspensão de triângulo duplo e a um sistema de vetorização de binário. Assim, a marca diz ser possível otimizar a eficiência do sistema AWD nas curvas.

As molas do Qiantu K50 têm um curso muito curto e bom amortecimento, mantendo o carro estável na sua velocidade máxima limitada eletronicamente a 200 km/h. No entanto, uma vez que a suspensão ocupa muito espaço sob o carro, a sua bateria é colocada na traseira.

Em termos de dimensões, este bólide mede 2069 mm de largura, o que faz dele mais largo que um Ferrari 488 Pista, dado que este último tem apenas 1975 mm de largura. A estrutura de alumínio do carro elétrico pesa apenas 234 kg, e os seus painéis de fibra de carbono pesam cerca de 46 kg.

O Qiantu K50 está equipado com rodas em alumínio de 17 polegadas. Estas são envolvidas num pneu Pirelli P Zero com uma secção de borracha de 235 mm na frente e uma de 265 mm na traseira. Todas as rodas são equipadas com travões de disco Brembo de 4 pistões.

 

Interior que combina o luxo com o conforto desportivo

O interior deste Tesla Roadster chinês é feito de alcântara, enquanto os seus assentos são de couro e alcântara. No que toca ao conforto da criatura, os bancos são aquecidos e arrefecidos de acordo com a preferência do proprietário. Conforme é designo da atual modernidade, este carro traz um ecrã táctil vertical gigante colocado na consola central. No quadrante há um ecrã digital igualmente grande.

O Qiantu K50 vem com uma “alavanca de velocidades” que pode ser usada para ativar os diferentes modos de condução. Por predefinição, o modo de condução ativo é o Eco.

 

Disponibilidade e preço

De acordo com um relatório recente, a venda de Qiantu K50 deverá ter início em meados de 2020 em vários países. No entanto, no lote inicial, apenas 1.000 desses carros elétricos serão fabricados.

Qiantu K50 oferece uma mistura de estilo e desempenho, combinação que poderá atrair o condutor do mercado modernos dos VE. O desempenho deste bólide elétrico está acima da média quando comparado com um Tesla. Contudo, serão alguns atributos como o preço, a performance e o design que podem valer a preferência.

O preço anunciado desde cedo para este bólide era de 80 mil euros. Contudo, quando chegar ao mercado e receber os devidos impostos, poderá facilmente saltar para mais de 100 mil euros.

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