Pplware

Portugal: Postos de abastecimento já podem vender hidrogénio e biometano

Os postos de abastecimento podem ser diferentes num futuro muito próximo. Isto porque, em Portugal houve um despacho em Diário da República que passou a permitir a venda de hidrogénio e biometano. Postos de abastecimento podem agora pedir requerimento.


Novo despacho no DR permite a venda em qualquer Posto de abastecimento

No mundo já há mais de 1.000 postos de abastecimento de hidrogénio. Em Portugal, segundo as informações, existe apenas uma estação de hidrogénio aberta ao público. Este posto de abastecimento localiza-se em Cascais. No entanto, o cenário deverá mudar nos próximos tempos. Com o novo despacho em Diário da República, qualquer posto de abastecimento poderá começar a comercializar hidrogénio e biometano.

De relembrar que o anterior governo português pretendia que entre 50 e 100 estações de reabastecimento de hidrogénio estivessem operacionais até 2030. Tal objetivo estava alinhada com a Estratégia Nacional de Hidrogénio (EN-H2), aprovada em julho de 2020. 

As licenças para a exploração de postos de GNC, GNL e gases e baixo teor de carbono são atribuídas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e têm um prazo de 10 anos.

No despacho pode ainda ler-se que “a venda de gás natural, gás de origem renovável ou gás de baixo teor de carbono, para abastecimento de veículos em postos de serviço público, efetua-se em regime de preço livre”.

O biometano é um tipo de gás natural renovável produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, esgoto, resíduos de alimentos e outros materiais orgânicos. É uma forma purificada de biogás, onde impurezas como dióxido de carbono e sulfeto de hidrogénio são removidas, resultando num combustível mais limpo e de alta qualidade.

O hidrogénio é uma fonte de energia bastante promissora que pode desempenhar um papel importante na transição para um sistema energético mais limpo e sustentável.

Exit mobile version