Pplware

Portugal: Por cada 100 carros vendidos 5 já são elétricos

Realizou-se ontem na cidade da Guarda um conjunto de conferências cujo tema central foi “Mobilidade Urbana Sustentável”. O evento contou com a presença de José Gomes Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, que revelou que existe um crescimento “exponencial”, este ano em Portugal, com a venda de carros elétricos.

Segundo o governante, “já se venderam, até setembro, bem mais veículos elétricos este ano do que em todo o ano passado”.


Mobilidade Urbana Sustentável” foi o tema central das Conferências da Guarda que decorreram ontem à tarde, dia 21 de novembro, nos Paços do Concelho, cuja sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, e do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes.

Divididas em três painéis, as conferências tiveram como oradores convidados Paula Teles, CEO da empresa Mobilidade e Planeamento do Território, Ariana Simplício, Consultora Sénior TIS – Consultores, Susana Castelo, Administradora TIS. João Marujo, arquiteto e Pedro Ribeiro da Silva, Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado assumiu que os números das vendas de veículos elétricos em Portugal “são muito satisfatórios”. “A taxa de penetração dos veículos elétricos e híbridos plug-in, quando comparada com o total de veículos vendidos, até setembro deste ano, já vai em 5,4%, portanto, está mais do que a duplicar a cada ano.

Segundo o governante, “por cada 100 carros vendidos, mais de cinco já são elétricos”, “um crescimento que começa a ser exponencial”.

Para José Gomes Mendes, “o português comum já percebe que há vantagens em utilizar veículos de emissões zero, portanto, descarbonizados”. O Governo tem uma meta de, em 2040, todos os novos veículos vendidos em Portugal serem veículos de zero emissões ou [de] muito baixas emissões. Com o andamento da adesão das pessoas à mobilidade descarbonizada, eu acredito que este objetivo vai ser conseguido bem antes de 2040”. O Governo também está a investir na rede nacional de carregadores rápidos e semi-rápidos.

Segundo o Vice Presidente da Câmara da Guarda, Dr. Carlos Monteiro, a discussão dos temas acerca da Mobilidade Sustentável nas cidades é de extrema importância, pois em seu entender…

As pessoas são o foco principal da nossa ação… Um planeamento da cidade, das suas estruturas, vias e espaços públicos direcionado para as pessoas, que inclua todos sem exceção e que assente na eliminação de barreiras, sejam elas físicas ou de outra natureza, é um escopo fundamental que urge prosseguir.

Apostamos igualmente na promoção de meios de transporte amigos do ambiente e socialmente sustentáveis de forma a melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e daqueles que nos visitam.

Incentivos em Portugal

Como o Pplware revelou há alguns dias, o Governo vai aumentar apoios para a compra.  O secretário de Estado referiu que, em além de serem mantidos os apoios estes serão “até aumentados”. Em 2019 há a previsão que “pela primeira vez, exista um incentivo à aquisição de bicicletas elétricas”.

Fotos: FB do Municípioo da Guarda

Leia também…

Exit mobile version