No âmbito da estreia de vendas do Toyota Mirai, foram publicadas várias notícias que revelavam que em Portugal não existia um posto móvel de abastecimento de hidrogénio.
Essa infraestrutura apareceu agora, e o país passa assim a ter um posto móvel de abastecimento. Saiba onde fica.
Posto de hidrogénio irá permitir abastecer ligeiros ou pesados…
A PRF, empresa portuguesa de engenharia especializada na construção de postos de abastecimento de gás para veículos e infraestruturas de gás, acaba de instalar em Cascais o seu primeiro posto móvel de abastecimento de hidrogénio, que é também o primeiro equipamento do género em Portugal, revelou a SIC.
O Drhyve, designação dada a este posto móvel, foi totalmente desenvolvido pela PRF, que há três anos começou a olhar para a área do hidrogénio, como um potencial segmento de negócio.
Este posto permitirá o abastecimento de veículos com pilhas de combustível, tanto ligeiros como pesados, para já com uma pressão de 350 bar, mas podendo no futuro vir a ser adaptado para fornecer hidrogénio a veículos ligeiros com pressão de 700 bar.
O Drhyve foi encomendado pelo município de Cascais para abastecer dois autocarros a hidrogénio e um veículo ligeiro.
A empresa de Leiria também desenvolveu, por exemplo, um sistema de injeção de hidrogénio na rede de distribuição de gás natural, que deverá em breve ser instalado num projeto-piloto que a Galp Gás Natural Distribuição irá desenvolver no Seixal.
O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo. Tanto que em teoria será possível extraí-lo ou produzi-lo das mais variadas formas. Mas para não o induzir em erro, adiantamos desde já que a maneira mais comum de produzir hidrogénio atualmente, é extrair a partir de combustíveis fósseis.
Em cada carro, à semelhança dos carros tradicionais, existe um depósito especialmente preparado para armazenar este tipo de combustível. Para que se gere energia, esse hidrogénio é libertado de forma controlada, entrando em contacto com o oxigénio. É depois na fuell cell, a célula de combustível de hidrogénio, que é produzida a reação que dá origem à energia elétrica necessária para mover o carro.