Pplware

Portugal: Hidrogénio no sector dos transportes em 2050

Portugal vai ter “fábrica gigante” de hidrogénio! Esse será o pontapé de saída para a exportação do hidrogénio produzido. No entanto, é interessante analisar como será a utilização do hidrogénio no sector dos transportes nos próximos anos em Portugal.

A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (APPH) realizou um estudo e os resultados são interessantes.


O documento com os resultados do estudo foi obtido pelo Dinheiro Vivo e, de acordo com as informações será apresentado já segunda-feira. De acordo com o que é revelado, “em 2050 Portugal consumirá 245 mil toneladas deste gás verde, suficiente para abastecer cem mil veículos“.

O estudo revela ainda que em 2030, o país estará já a consumir entre 245 e 322 mil toneladas de hidrogénio, o que representará 5% a 7% do consumo total de energia final.

Relativamente à utilização do hidrogénio no setor dos transportes em 2050, a APPH prevê que seja utilizado entre 10% a 40% nos veículos ligeiros. Já no caso dos pesados de passageiros a percentagem de utilização poderá situar-se entre 21% a 100%. No caso dos pesados de mercadorias a percentagem poderá situar-se entre os 34% e 100%.

Peso do hidrogénio do sector dos transportes em 2050

O estudo conclui que “o hidrogénio pode chegar a representar 14% do consumo de energia em Portugal”. Em 2040, 40% dos novos carros no país serão movidos a hidrogénio, 40% terão baterias elétricas e apenas 20% continuarão a ser abastecidos por combustíveis fósseis.

Exit mobile version