O Município do Porto pretende potenciar uma rede de postos de carregamento elétrico. O objetivo é responder eficazmente ao universo de veículos estimado e implantada em locais de acesso público, bem distribuídos territorialmente.
Os postos de carregamento no Porto vão passar a ser pagos dentro de 15 dias e vão funcionar (no mínimo) das 07h00 às 23h00.
Postos de carregamento passam a custar 1775 euros por ano
Cada posto de carregamento elétrico (PCE) para veículos ligeiros na cidade do Porto passa a custar 1775 euros por ano. Além disso, existe ainda uma taxa de 1058 euros pela emissão da licença de ocupação – ver aqui.
Competiu ao membro do Governo responsável pela área da energia estabelecer, através de portaria, as regras aplicáveis à instalação e funcionamento dos PCE. O Município define as regras de ocupação de espaço municipal para a instalação dos PCE. As alterações foram hoje publicadas em Diário da República. Os PCE devem começar a funcionar daqui a 15 dias.
O regulamento refere ainda que a licença é atribuída pelo prazo de 10 (dez) anos. No mínimo, os Postos de Carregamento Elétrico (PCE) devem funcionar das 07h00 às 23h00. Os PCE terão capacidade para fornecer potência igual ou superior a 43 Kw. Além disso, um PCE terá de permitir o carregamento de dois veículos, não necessariamente em simultâneo
A Câmara do Porto é um dos 25 municípios nacionais que constituiu o consórcio Mobi.E, o qual tem como missão desenvolver e implementar a Mobilidade Elétrica em Portugal.
A realização de festividades, eventos ocasionais, obras e outros condicionamentos, poderá obrigar à suspensão temporária da utilização do(s) PCE.
O documento relembra ainda que Portugal criou um conjunto de políticas de incentivo à migração dos sistemas de transporte, visando uma maior sustentabilidade. Em 2020 devem existir cerca de 25.000 veículos elétricos e plug-in no nosso país.