A Porsche tem no Taycan a sua mais recente proposta do mercado automóvel. Este modelo representa um passo muito grande para a marca alemã, ao focar-se nos carros elétricos e no que estes podem oferecer.
As primeiras impressões deste carro mostram que segue a linha dos modelos anteriores, com a diferença que abraça novas tecnologias. A marca não perdeu com toda a certeza o seu ADN base e isso revela-se nos extras. Um deles, um ficheiro de áudio, custa a módica quantia de 500 euros e é apenas um som para o Taycan.
O Taycan mantém a tradição
É óbvio que a Porsche é agora um concorrente direto da Tesla. O Taycan veio ocupar um espaço que estava apenas ocupado pelo Model S, que assim tem uma concorrência direta e igualmente muito importante.
Custando a módica quantia de 158 mil euros, na versão base, não é um carro acessível a todos. A somar a estes valores, está um extra particular que se destaca, apenas pelo preço. Chama-se Porsche Electric Sport Sound e destina-se apenas a dar som ao Taycan.
Um simples som que custa 500 euros
Este extra está apenas disponível para o Taycan Turbo, o modelo base da proposta da Porsche. O seu preço está ao nível de outros, custando 500 euros. Curiosamente, no modelo Taycan Turbo S, este extra é oferecido.
A utilidade que a marca alemã revela para esta adição é certamente simples. Destina-se a aprimorar o som do veículo e torná-lo ainda mais emocional, tanto dentro quanto fora deste veículo. Este pode ser ativado ou desativado via Porsche Communication Management.
Este áudio traz uma experiência única
A marca alemã tem no seu site, na área dedicada ao Taycan, um ficheiro de áudio. Este destina-se sobretudo a mostrar aos potenciais compradores como soará.
A sua qualidade não é excelente, mas dá já uma ideia precisa do que se poderá esperar. Pode perceber-se o impacto que terá num carro que tens níveis de ruído quase nulo, tanto no exterior como no interior.
A Porsche cobra por algo que outros oferecem
É interessante que a Porsche esteja a cobrar por um extra que a maioria das marcas com carros elétricos oferece aos utilizadores. Pode não ser tão expressivo e agressivo, mas cumpre o seu papel de alertar os peões para a presença de um carro elétrico.
Sendo em breve uma obrigatoriedade, fruto das regras da União Europeia e dos EUA, não se entende que esteja a ser cobrado. Curiosamente, este extra é proposto nos USA e em alguns países da Europa. Em Portugal ou Espanha, por exemplo, não existe.